Voluntários se unem para criar associação de proteção aos animais.
O Dia dos Animais, 14 de março, é uma data comemorativa reservada para os bichinhos. É ótima época para repensarmos em nossas atitudes sobre o meio ambiente e preservação da natureza, e, claro, repensarmos no abandono e maus tratos de tantos animais que estão espalhados pelos quatro cantos do país.
Agora uma nobre missão de amor aos animais, Anjos de 4 Patas, uma associação de voluntários que começa a se formar em Juara e conta com o apoio dos vereadores, Eraldo Markito (PR), Ulliane Macarena (PMDB) e Flávio Valério (SD) já reuniu e a entidade está se organizando.
“Vamos trabalhar para legalizar esta associação e torna-la de Utilidade Pública através de lei aqui na Câmara Municipal. Queremos dedicar um pouco de atenção para os animais que perambulam pelas ruas da cidade, ou são abandonados ou já se acostumaram a conviver fora de um lar” argumenta o vereador, Flávio Valério.
Aproveite o Dia Nacional dos Animais e repense sobre o que você tem feito para acabar com o abandono!
Saiba mais sobre o projeto:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. E esses números crescem a cada segundo e Juara colabora para estes índices. Maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei n° 9.605, com pena de detenção de três meses a um ano de multa. Mas na realidade sabemos que não funciona como deveria!
Com todo o amor e aspiração pela proteção animal, a Associação Anjos de 4 Patas será uma organização sem fins lucrativos e a maior iniciativa de atenção aos bichos e de muita energia positiva e dedicação pelo bem estar de animais abandonados e/ou maltratados.
Todos os documentos contam com dispositivos legais reguladores de atividades de entidade (estatuto e alvarás) que está sendo elaborado num escritório de contabilidade.
“Já conversamos com a prefeita, Luciane Bezerra que se dispôs a manter parceria com a nossa entidade e vai disponibilizar uma área adequada para que possamos instalar as atividades, possivelmente seja o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Precisamos de medicamentos, médico veterinário, laboratório para exames, alas para internação, espaço para banho e tosa e parceria de mantenedores apaixonados pelo cuidado e bem estar animal” explica Flávio Valério.
A missão inicial da ação é ajudar e proteger animais de pequeno porte em situações de risco vítimas de maus tratos, abandono ou abuso, dando-lhes tratamento veterinário e adequação de condições e melhor qualidade de vida. “Além disso queremos, ainda, encaminhar os animais recolhidos para uma família que queira dotá-los, vamos realizar trabalhos de conscientização social através de campanhas para reduzir o número desses animais abandonados e a importância da castração.
A associação ‘Anjos de 4 Patas’ tem tudo para dar certo e colaborar com a saúde pública, pois os animais soltos nas ruas podem transmitir doenças e avançar nas pessoas.
”O projeto nasce com muita seriedade, pois as pessoas envolvidas já fazem um trabalho neste sentido e agora se unem para expandir os cuidados com os bichos e precisamos contar com o apoio da comunidade e lógico, de alguns patrocinadores, pois, teremos uma turma de peludos que precisa de alimentos e cuidados com a sanidade” encerrou o vereador.