Vereadores visitam Creche Cantinho Mágico e ouvem pedido de melhorias na escola.
Os problemas nos órgãos públicos de Juara, como creches e escolas, não param de aparecer e o que se nota, não há soluções imediatas. Nos gabinetes dos vereadores são constantes os pedidos de providências para que se arrume o que está errado.
Os vereadores Valdir Leandro Cavichiolli, (PR) e Lourival de Souza Rocha (PSD), receberam denúncias de irregularidades na Creche Cantinho Mágico e foram ver ‘in loco’ a situação. Recebidos pela coordenação da escola, constataram que há vazamento de água na cobertura da escola, tubulação que liga os sanitários e a cozinha na fossa transborda e os efluentes retornam para a cozinha, tornando o ambiente insalubre e inapropriado para o preparo das refeições das crianças.
Quando chove, por exemplo, é impossível se sair para a área, o espaço fica totalmente alagado e assim os alunos ficam sem espaço na hora do recreio. Há problemas, ainda, na instalação da rede elétrica e infiltração nas paredes.
Na conversa mantida com os docentes da escola, se cogitou até de se levar ao conhecimento do Ministério Público a falta de interesse em agilizar os reparos. Léo e Lorão comprovaram que mais uma fossa está sendo aberta pela Prefeitura Municipal para aliviar a situação, uma vez que as já existentes, não suportam mais a carga recebida diariamente e além do mais, a tubulação existente pode estar colocada de maneira errada, pois não tem declive suficiente para dar vazão aos dejetos, por isso há o refluxo.
Os vereadores fizeram uma série de apontamentos e vão levar a preocupação para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura exigindo celeridade nestas questões. “A Administração Municipal tem o dever de cuidar melhor das crianças desta creche e dos profissionais que aqui trabalham. Recebemos denúncias diariamente e não acreditamos que o gestor não conheça esta realidade, se sabe dos problemas e não resolve é evidente que o Ministério Público precisa ser acionado. Vamos primeiro procurar a Secretaria de Educação e tentar uma solução, nossa missão aqui é fiscalizar e apontar os erros para que o Poder Executivo determine que se façam os reparos necessários e isto tem que ser imediatamente, não dá mais para esperar” disseram os vereadores.
Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.