Vereadores participam do V Fórum Municípios e Soluções em Cuiabá.

Preparação para enfrentar desafios.
Vereadores participam do V Fórum Municípios e Soluções em Cuiabá.

Encontro em Cuiabá/MT.

Vereadores de diversos municípios do estado estão participando do V Fórum Municípios e Soluções, que acontece neste momento, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso e prossegue até sexta- feira (11.11).

O Fórum tem o objetivo de preparar os prefeitos e vereadores eleitos para os desafios da gestão públicos, principalmente neste momento em que o país atravessa forte crise econômica e política. Até sexta-feira, os presentes participarão de palestras, painéis e debates sobre temas de grande relevância para a administração pública.

O presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, em seu discurso, ressaltou o novo papel que a Corte de Contas de Mato Grosso vem assumindo junto aos gestores públicos. "O TCE-MT é reconhecido no país inteiro como um tribunal de excelência, mas nós entendemos que tínhamos que mudar nosso foco das contas de gestão e de governo para as auditorias seletivas sobre setores realmente relevantes para a qualidade dos serviços, dos investimentos, das políticas públicas. Hoje, acompanhamos aquilo que, de fato, importa para a vida da sociedade. Este é um caminho sem volta. Nosso objetivo é ajudar os gestores a melhorar a qualidade geral da sua administração e, como consequência, melhorar a qualidade das obras e dos serviços entregues à população", explicou Antonio Joaquim.

Vereador de Cuiabá, Querência, Indiavaí, Gaucha do Norte, Comodoro, Claudia, Porto dos Gaúchos, Juara, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu e Araguaiana marcaram presença no evento. “Esse evento traz consigo uma importante orientação a nós que somos vereadores e aqueles que ainda assumirão suas atividades legislativas no próximo ano, esse momento de transição é importante a ser observado até mesmo pelas constantes atualizações das normas jurídicas que compõe todo o processo legislativo. Vejo o legislativo e executivo a cada dia mais próximo dos órgãos fiscalizadores como O TCE, isso fortalece ainda mais a gestão e elimina os erros que muitas vezes cometemos por falta de alguma orientação”, disse o presidente da Câmara de Querência, Telmo Brito.

Participaram também da abertura do evento o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga – que alertou os novos prefeitos para a necessidade de aumentarem o cuidado com os gastos e erros na definição das prioridades -, o secretário da Casa Civil do Governo, Paulo Taques, que representou o governador Pedro Taques, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha.

A palestra de abertura foi feita pelo economista Raul Velloso, que abordou a questão dos gastos públicos e a responsabilidade fiscal. No período da tarde, o presidente do TCE-MT, aprofundou  o tema do novo modelo de fiscalização da Corte de Contas.

Fonte: UCMMT e TCE/MT