Vereadores marcaram presença em reunião sobre o enfrentamento à violência contra a mulher

Na tarde desta quarta-feira (29) a Presidente da Câmara, Vera. Sandy de Paula e o 1º Secretário, Ver. Luciano Olivetto, estiveram presentes no Fórum da Comarca de Juara, em reunião que contou com a participação de diversas autoridades do município.

O encontro foi ministrado pela assessora na coordenadoria estadual da mulher em situação de violência no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CEMULHER/TJMT), Ana Emilia Iponema Brasil Sotero, e o assunto debatido foi a criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Juara.

A violência contra a mulher no Brasil é um problema muito sério, os números apontam que 50.692 mulheres sofreram violência diariamente em 2022. No município de Juara, segundo o Juiz Dr. Fabio Alves Cardoso, uma grande parte das ocorrências policiais, infelizmente, são de violência doméstica contra a mulher.

Com este entendimento, o Poder Legislativo do Município de Juara dedica total apoio para que as ações da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Juara, sejam cada vez mais assertivas.

Segundo a Presidente da Câmara, os vereadores dessa legislatura têm trabalhado para conscientizar a população sobre a violência contra mulher e para promover o empreendedorismo entre as mulheres, para que elas busquem sua independência financeira. Sandy ressaltou que a ação do Tribunal de Justiça em reunir as entidades presentes na reunião será de grande importância para fortalecimento da rede.

O vereador Luciano Olivetto relatou que a experiência das redes de enfretamento cria um ambiente de acolhimento integrado, capaz de prevenir e oferecer suporte às mulheres e familiares em situação de vulnerabilidade vítimas de agressão.