Vereadores levam conhecimento político para estudantes.

O encontro foi na Escola Estadual Iara Minotto.
Vereadores levam conhecimento político para estudantes.

Vereadores na escola Iara.

Convidados pelo professor filósofo e historiador, José Batista de Oliveira, os vereadores Hélio Castão (PPS) e Marta Dalpiaz (PSB), estiveram essa semana na Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes, para falar um pouco da Câmara de Vereadores e a função do legislador. 

Os vereadores visitaram salas de aula de história, falaram e ouviram perguntas e comentários dos alunos, que, mesmo sendo jovens pré-adolescentes, tem consciência política e do que está acontecendo no país.

O vereador Hélio Castão fazia a apresentação do poder legislativo, com sua estrutura e o trabalho dos parlamentares, explicando como funciona o parlamento e a forma que se decidem as coisas na casa legislativa.

Já a vereadora Marta Dalpiaz, que é professora de história, relembrou aos estudantes, que no tempo da monarquia, os reis davam as ordem e ponto final, todos tinham que obedecer, porém, o filósofo Charles de Montesquieu propôs a divisão dos três poderes em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

A partir de então, as decisões passaram a ser tomadas pelo Poder Executivo nos municípios, estados e países, porém, criou-se os parlamentos, com função de legislar e fiscalizar as ações do executivo e o judiciário, onde as leis são executadas.

A parlamentar explicou que, diferente do que muitos pensam, quem faz as leis são os legisladores os juízes e ministros do STF, apenas as aplicam.

O professor José Batista explicou que o objetivo de convidar os vereadores, foi para que os estudantes conheçam melhor os legisladores do município e o trabalho que fazem e que, uma vez que nas aulas de história o assunto é muito debatido e que ficou satisfeito com a presença dos dois parlamentares.

Hélio Castão disse que ficou satisfeito com a visita, pois são raras as oportunidades que os vereadores tem de conversar com a população e, em se tratando de jovens, é mais importante ainda, pois são eles, que no futuro, vão gerir o município, o estado e da nação.

Marta ainda conclamou as jovens para participarem da política e mudar o quadro atual, onde os homens são maioria e pediu ajuda na fiscalização das ações do poder público municipal.

Fonte: showdenoticias