Vereadores Léo Boy e Chico do INDEA se reunem com Secretário de Agricultura.
Os Vereadores Chico do INDEA (PSB) e Léo Boy (PR) estiveram na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), numa audiência com o Secretário Suelme Evangelista Fernandes.
Na oportunidade, o Vereador Chico do INDEA levou ao secretário a preocupação do setor de piscicultura de Juara. Há muitos gente já produzindo o peixe e encontrando uma série de entraves para colocar o produto no mercado, que vai desde a fiscalização promovida pela Prefeitura Municipal, o abatedouro de peixes que foi, inclusive, inaugurado e pronto para entrar em funcionamento e está parado até agora, a aquisição de uma caminhão câmara/fria para o transporte do peixe, a fundação de uma cooperativa para agregar os produtores do Vale do Arinos, enfim, o vereador foi em busca de respostas para estas questões que estão travando o início do abate.
“Não podemos mais continuar assim, esta indecisão já se arrasta por muito tempo. Mato Grosso é o segundo maior produtor de peixes do Brasil e a nossa região tem um grande potencial, nosso peixe precisa chegar à mesa da população, ser inserido na merenda escolar. A cadeia produtiva do peixe gera renda e trabalho para muita gente e é isso que busco na SEAF, apoio e agilidade para colocar em prática o que já temos de infraestrutura em Juara” explicou Chico do INDEA.
O Secretário Suelme Fernandes colocou à disposição do Vereador Chico do INDEA toda a equipe para as informações necessárias para o projeto de piscicultura. O Vereador Léo Boy também acompanhou a audiência na sede da SEAF.
Suelme Evangelista Fernandes, apresentou aos vereadores Leo Boy e Chico do INDEA, o projeto do Governo do Estado ‘Pró Café MT’, que pode ter os pequenos agricultores de Juara inseridos no mesmo, uma vez que o município já tem um histórico da cultivar, desde o início, com seus pioneiros. “Alguns ainda plantam café para consumo próprios e de forma bem rudimentar. Isto é sinal de que a família destes pequenos agricultores acreditam no que produzem” observou o secretário.
O projeto prevê atendimento a 50 pequenos cafeicultores selecionados pela Secretaria Municipal de Agricultura e com o apoio da Câmara de Vereadores, que receberão 1000 mudas de café clonal, assistência técnica in loco, insumos (fertilizante e calcário) e orientação com cursos técnicos que estão ocorrendo desde o ano passado, em parceria entre Seaf, Empaer, Embrapa e prefeituras.
“Juara pode perfeitamente se enquadrar na chamada rota do café. Percebemos a relevância deste programa para a inclusão produtiva dos cafeicultores. Vamos com mais esta proposta para debater com a comunidade juarense e buscar quem se habilita a trabalhar. Já vamos convidar quem tem vocação e alguma experiência na cafeicultura para implantar o projeto em Juara” explicou o Vereador Chico do INDEA.
Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.