Vereadores de Juara participam de fórum contra a corrupção.
Começa nesta quinta-feira (25.05), a partir das 8h30, o III Encontro Nacional Sobre Cooperação para Prevenção e Combate à Corrupção, que será realizado no Auditório da Escola Superior de Contas – TCE/MT. O evento irá reunir gestores, secretários estaduais e municipais, procuradores jurídicos estaduais e municipais, controladores internos estaduais e municipais, entidades de classe, empresários, faculdades de Direito, Economia, Ciências Contábeis e as 17 instituições de fiscalização municipais, estaduais e federais, que fazem parte da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso.
Serão realizadas palestras e debates com profissionais de renome, bem como representantes dos poderes e órgãos estaduais, cuja atuação impacta na mitigação da corrupção no país. Entre as presenças mais aguardadas estão a do ministro do STF, Alexandre Moraes; a juíza de Mato Grosso, Selma Arruda; e o jurista Marlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa.
A abertura será feita pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, e pelo coordenador da Rede de Controle em MT, conselheiro substituto Moisés Maciel. A palestra inicial, com o tema "Panorama Atual do Combate à Corrupção pela Policia Federal", ficará a encargo do delegado federal e chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos, Rolando Alexandre de Souza.
Estão previstas palestras sobre a desconstrução social da corrupção, o combate à corrupção e garantias constitucionais, ações nacionais sobre transparência, transparência pública e controle social: experiências positivas em Cuiabá, a inteligência artificial e o combate à corrupção, o uso de TI e o papel dos tribunais de contas, entre outras.
Os vereadores de Juara que participam do encontro enalteceram a iniciativa e se pronunciaram favoráveis ao debate, uma vez que o momento é oportuno devido as graves denúncias que assolam o Brasil nos últimos dias. "A corrupção tem pautado o jornalismo nacional e isto é péssimo para todos. Precisamos dar um fim nesta situação" afrimaram os parlamentares.
Fonte: Assessoria/TCE/MT.