Vereadores autorizam Prefeitura a fazer teste seletivo para educação.
A Câmara de Vereadores votou pela aprovação do Projeto de Lei nº 009/2017, oriundo do Poder Executivo, que trata de contratação temporária de pessoal. Os contratados irão atuar lotados na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Como havia necessidade de votação imediata, os vereadores comprometidos com as questões da educação e sentindo que o projeto tinha prioridade, aprovaram o mesmo com a dispensa dos pareceres das comissões e em regime de urgência, dando poderes para a gestora do município promover o Teste Seletivo a qualquer momento, pois o ano letivo está prestes a iniciar e há a necessidade de contratar estes profissionais para suprir o quadro.
De acordo com os vereadores, o projeto deu entrada na Câmara Municipal praticamente com a sessão ordinária de segunda-feira 20 iniciando, sem tempo hábil para uma análise mais aprofundada da situação. Houve reclamação geral nesta questão, os vereadores entendem que o gestor público precisa planejar suas ações e evitar o afogadilho em matérias de interesse coletivo. Da tribuna, praticamente todos os vereadores disseram não gostar de votar matérias desta forma, pois a dispensa de pareceres e o regime de urgência praticamente sufoca a atuação dos legisladores.
“É uma matéria de inegável relevância e a volta as aulas se aproxima. Assim sendo, jamais iríamos atrasar este processo, estamos aqui para colaborar com a administração para o começo do calendário escolar. A Câmara Municipal sempre estará ao lado da comunidade escolar e em defesa da rede municipal de ensino” defendeu o presidente, João Rissotti.
O Processo Seletivo Público Simplificado visa preencher as seguintes vagas:
01) Apoio Administrativo Educacional, zonas urbana e rural, 45 vagas,
02) Professor Magistério, zonas urbana e rural, 05 vagas,
03) Professor Nível Médio, zona rural, 20 vagas
04) Professor Nível Superior/Áreas do Conhecimento, zona rural, 05 vagas,
05) Professor Nível Superior/Pedagogia, zonas urbana e rural, 60 vagas,
06) Técnico Administrativo Educacional, zonas urbana e rural, 02 vagas e
07) Técnico de Desenvolvimento Infantil, zonas urbana e rural, 30 vagas.