Vereador João Rissotti apresenta Moção de Pesar pela morte de pioneiro.
Moção de Pesar nº 009/2017
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
Nos termos do Regimento Interno, requeremos à Mesa, uma vez ouvido o soberano Plenário, que encaminhe Moção de Pesar pelo passamento do Senhor José Paulino Filho, ocorrido no dia 04 de agosto, do corrente ano.
José Paulino Filho nasceu em 30 de abril de 1935, no município de Turvo, Estado de Santa Catarina, sendo filho de José Paulino Filho e Donatíla Gomes.
Em Santa Catarina, cresceu, estudou e adquiriu uma máquina de arroz, sendo seu primeiro ramo comercial. Mudou-se para São Miguel do Iguaçu, no Estado do Paraná, iniciando suas atividades como madeireiro e lá junto com a companheira Santina Paulino construiu sua família.
Incentivado pelo espirito de desbravador e possibilidade de construir uma nova vida junto com os filhos que estavam crescendo, mudou-se para o interior de Mato Grosso, e no dia 02 de agosto de 1976, aportou com a família na Gleba Taquaral, município de Porto dos Gaúchos, onde se iniciava uma colonização à margem do Rio Arinos, comandada por Zé Paraná, vindo a chamar-se mais tarde de Juara.
Em Juara, que ainda era Distrito de Porto dos Gaúchos, José Paulino se estabeleceu e continuou no ramo madeireiro, ramo em que os filhos estão até hoje. Como ainda não era casado com a senhora Santina, celebrou oficialmente a união, em Porto dos Gaúchos, município sede da época e dessa união nasceu os filhos, Luiz César Paulino, João Carlos Paulino, Vilmar Paulino, Marlene Paulino, Maria Paulino, Marlei Paulino e José Alcir Paulino. A família prosperou e o espirito de desbravador, trabalhador e honesto do pai, foi transferido para os filhos, que hoje possuem um patrimônio moral e financeiro na região.
Zé Paulino, como era conhecido, não se limitou as atividades laborais e militou também, na política, ajudando nas campanhas eleitorais de Zé Paraná e José Alves Bezerra e em 1982 foi candidato a prefeito, disputando a eleição daquele ano com José Riva, que se elegeu prefeito de Juara. Foi presidente da comunidade católica, ainda no início da construção da primeira Igreja São José de Juara.
O sonho político de Zé Paulino se realizou através do filho, José Alcir, eleito prefeito de Juara em 2008 para um mandato de 2009 a 2012 e a sua filha, Marlene Paulino foi Primeira Dama nos anos de 1977 a 2004. Aos 83 anos de idade, o guerreiro e desbravador Zé Paulino, foi vencido pela idade e faleceu no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, deixando para seus familiares e amigos o exemplo de vida, por ter sido uma pessoa ilibada e trabalhadora, que não media esforços para honrar seus compromissos e ajudar seus semelhantes.
Neste momento de tristeza, nos unimos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que dê força e coragem aos corações enlutados com a perda deste ente querido, especialmente à esposa e os filhos.
Através desta Moção, a Câmara Municipal expressa todo seu sentimento, pelo passamento do senhor José Paulino Filho.
Câmara Municipal de Juara, em 07 de Agosto de 2017.
João Batista Rissotti (João Rissotti) Presidente |
Ulliane Patrícia F. Rocha (Ulliane Macarena) Vice-Presidente
|
Marta Dalpiaz Nepomuceno (Marta Dalpiaz) Primeira Secretária
|
Valdir Leandro Cavichioli (Léo Boy) Segundo Secretário
|
Flavio Valério (Flavinho) Vereador
|
Eraldo Francisco Alves (Eraldo Markito) Vereador
|
Francisco V. S. Ferreira (Chico do Indea) Vereador |
Hélio Francisco Castão (Hélio Castão) Vereador
|
Salvador M. Pizzolio Alves (Salvador Pizzolio) Vereador
|