Usina hidrelétrica começa a preocupar proprietários em Juara/MT.

A obra será na Comunidade Pedreira.
Usina hidrelétrica começa a preocupar proprietários em Juara/MT.

Mapa do Rio Arinos.

A UHE Castanheira é uma obra vinculada ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e está projetada com capacidade instalada de 140 MW e 98,43 MW de energia firme. Com essa capacidade, a usina, sozinha, seria capaz de abastecer cerca de 1/3 da cidade de Cuiabá (MT), incluindo indústrias, comércios e residências. Essa capacidade também seria suficiente para abastecer cerca de 12 vezes o consumo dos municípios de Juara (MT) e Novo Horizonte do Norte (MT), por exemplo.

A usina está sendo estudada desde o Inventário Hidrelétrico da Bacia do Rio Juruena, aprovado pela Aneel em 2011, no qual a UHE Castanheira foi identificada como um projeto econômico, técnico e ambientalmente sustentável. Agora a usina está na fase de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que é um estudo de engenharia mais detalhado que o de Inventário Hidrelétrico. A usina também está sendo estudada sob o ponto de vista de seus impactos ambientais, para identificá-los e para definir as medidas que possam evitar, diminuir ou compensar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos.

No site, www.pac.gov.br, se lê que a obra está em estágio  de execução e com investimentos previstos na ordem de R$ 15.426.000,00 (quinze milhões e quatrocentos e vinte e seis mil reais), tendo como data de referência até o dia 30 de junho de 2016.

Os proprietários as margens do Rio Arinos, desde a Comunidade Pedreira onde a usina será implantada demonstram muitas preocupações com este empreendimento. Todos estão com medo de investirem em suas propriedades, pois não sabem o que pode acontecer daqui pra frente e neste sentido se mobilizam para montar uma comissão e cobrar mais transparência  da empresa, sobre o assunto.

De acordo com o deputado estadual, Oscar Bezerra (PSB/MT), em breve começarão as Audiências Públicas onde o cidadão poderá se manifestar e antes de se elaborar um relatório vai se conhecer a  vontade da maioria.