TJ/MT implanta Vara Criminal na Comarca de Juara.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador, Rui Ramos esteve em Juara nessa sexta-feira 19, para instalação da 3ª Vara na Comarca.
Além do presidente do TJ, a cerimônia contou com a presença da prefeita Luciane Bezerra, presidente da Câmara de Juara, João Batista Rissotti, vereadores, representantes do Ministério Público de Juara e Porto dos Gaúchos, servidores do judiciário, dezenas de advogados e dos juízes, Alexandre Sócrates Mendes e Fabrício da Veiga Carlota.
Nos discursos, todos enalteceram a luta pela implantação da Vara Criminal para Juara, que há mais de uma década várias autoridades se mobilizaram para isso. A comarca vai receber mais um juiz, novos servidores e, possivelmente, mais um delegado.
A Terceira Vara será responsável somente por feitos cíveis criminais, executivos de pena, medidas de proteção, cartas precatórias criminais e incidentes criminais e a sua instalação vai melhorar muito o trabalho da justiça local, já que as audiências criminais junto com a infância, tomam 65% do tempo nas audiências e já foi designado um juiz, especificamente para ela.
A promotora criminal de Juara, Roberta Cheregati, disse que o Ministério Público está preparado para atuar na comarca com a implantação da Terceira Vara, desde pessoal e promotores, já que tem o Dr. Osvaldo Moleiro Neto, na área cível e ela, atuando na promotoria criminal.
O desembargador Rui Ramos disse que, além dos servidores designados para Juara, já expediu edital para concurso de remoção de juízes, porém, enquanto isso o juiz de Porto dos Gaúchos, irá atuar na Comarca para ajudar nos trabalhos.
Em seu discurso, o desembargador se declarou feliz pela instalação da Terceira Vara em Juara. “Aqui, a partir de agora vamos combater com mais veemência a criminalidade. Os processos terão mais celeridade facilitando a vida dos operadores do direito. O Vale do Arinos ganha com isso” garantiu Rui Ramos.