TCE promove curso de gestão eficaz e Câmara de Juara participa.
Aderir a um modelo de gestão eficaz, com participação efetiva da sociedade e dos vereadores na discussão e aplicação dos recursos públicos geridos pela Prefeitura Municipal, como propõe o Tribunal de Contas de Mato Grosso.
É este o tema central de um treinamento que se realiza em Sinop durante toda esta semana, que começou na segunda-feira 27 e se estende até sexta-feira 31. O encontro é promovido pelo TCE/MT e conta com os vereadores de Juara, Valdir Leandro Cavichiolli (PR) e Flávio Valério (SD), do contador da Câmara, Alexandre Gorges, do diretor da Câmara Municipal, Lincoln Carvalho e do controlador interno, Claudemir Fernandes da Silva.
O presidente do TCE/MT, conselheiro Antônio Joaquim disse que a qualidade da política brasileira só vai melhorar com a participação do cidadão. “A sociedade precisa estar envolvida na discussão da lei do orçamento, para que os recursos dos impostos sejam aplicados de forma responsável, com a participação dos vereadores e dos conselheiros de políticas públicos”.
“Estamos aqui neste encontro tratando de direitos, mas também da responsabilidade de cada um. O TCE está aqui para nos auxiliar. Precisamos modificar os velhos hábitos e não mais ficar mendigando em portas de prefeitura buscando melhorias para a comunidade. Precisamos estar alinhados com o planejamento de cada administração, votamos as leis, aprovamos tudo ou quase tudo o que pede o Poder Executivo, então somos partes integrantes, também da administração” argumentou Léo Boy.
Para o vereador, Flávio Valério, o curso de qualificação é fundamental para os gestores melhorarem a prestação dos serviços para a comunidade. “A participação social na discussão sobre a lei orçamentária tem resultados positivos para o município. É nas audiências públicas que definimos o que e como a comunidade quer as obras. Nós vereadores buscamos sempre ações efetivas de governo para todos e isso contribui de forma direta com a administração. Este curso aqui em Sinop é importantíssimo para nós” explicou o vereador.