Secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio vem à Juara debater consórcio.

Secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio vem à Juara debater consórcio.

Secr. Marco Bertulio, Pref. Édson Piovesan e Ver. João Pinto.

O Secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio e a equipe técnica da SES visitou nesta terça-feira 22 a cidade de Juara. Aqui , Bertulio esteve junto com o Prefeito Édson Piovesan, Presidente da Câmara, Vereador João Pinto, Prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Piovesan, Vice-Prefeito de Tabaporã, Cirineu  Moleta e Prefeito de Novo Horizonte do Norte, João Antônio nas dependências do PAM, Hospital Municipal e da UPA. Depois ele se reuniu com os prefeitos da Região do Vale do Arinos no Escritório Regional de Saúde.

O secretário veio conhecer ‘in loco’ a real situação da saúde pública em Juara e dar continuidade nas políticas de regionalização implantadas pelo Governo do Estado, desde o início deste ano.

“Viemos à Juara para debater um futuro convênio entre o Estado e o Consórcio para aumentar os serviços em saúde ofertados na região, diminuindo, assim, a procura por atendimento em Cuiabá” explicou Bertulio.

Inicialmente se cogitou transferir o PAM para as novas instalações da UPA e se transformaria o PAM em dois PSF’s. Isto foi descartado porque a UPA é uma obra do governo federal e ainda não está instalada. “Uma coisa posso afirmar para o Prefeito Édson Piovesan, se a UPA for tocada pelo município, a manutenção ficará mais cara do que administrar o hospital municipal. Então é mais prático arrumar um recurso para a reforma do PAM e continuar com atendimento normal. A UPA vai fazer o atendimento de hospital e aí vai fugir de nosso controle, do orçamento do estado” afirmou Marco Bertulio.

Hoje o Consórcio do Vale do Arinos atende os serviços de ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e neurologia. “A proposta dos prefeitos da região é que sejam inseridos novos serviços, otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia, urologia, pediatra e psiquiatria. Além disso, passaríamos a manutenção do hospital municipal para os cuidados do consórcio, através de um convênio com o estado” argumenta o prefeito Édson Piovesan.

O Presidente da câmara de Juara, João Pinto reforçou o posicionamento do prefeito e declarou a necessidade de se mudar esta estrutura devido às condições econômicas que passa o município. ‘Não é possível ver pessoas reclamando diuturnamente da falta de assistência na área da saúde. Se gasta muito em todos os procedimentos e não se atende a demanda, então, precisamos nos socorrer do estado. Vamos confiar que o Secretário Bertulio atenda aos nossos anseios, é pra isso que estamos aqui” argumentou o parlamentar.

Encerrando a visita, Bertulio reafirmou a política de regionalização da saúde  e o interesse de ofertar atendimento de qualidade para a população mais próxima de onde ela mora. “A possibilidade do convênio existe, agora precisamos saber de que forma será feito. Já vamos repassar R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) até o dia 14 de outubro para desafogar de imediato a situação de Juara e mais R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em novembro” garantiu o secretário.