Sai lª venda de peixe de Juara. Câmara apoia a piscicultura no município.

Sai lª venda de peixe de Juara. Câmara apoia a piscicultura no município.

Cadeia produtiva do peixe se fortalece emn Juara.

O produtor Celito Romagna, proprietário da Fazenda Estrela e integrante da COOPERARINOS entrou para a história de Juara como o primeiro piscicultor a realizar a despesca para um frigorífico fora de Mato Grosso. Celito realizou a despesca de 20 toneladas de peixes da espécie tambatinga para o Frigorífico Friocenter de Aparecida de Goiana/GO.

Essa inciativa pioneira abriu as portas para que a piscicultura se consolide em Juara, onde há outros produtores que em breve estarão realizando suas despescas para o mercado externo. Atualmente temos produtores da COOPERARINOS realizando despescas semanalmente e levando a produção para comercialização na feira municipal. Em breve estará em funcionamento a sala de evisceração do município que foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal, associados da COOPERARINOS e comunidade Vai ofertar aos supermercados do município o peixe produzido aqui.

É importante destacar que o peixe produzido pelos integrantes da COOPERARINOS é de uma qualidade superior, o que exige mais atenção por parte dos produtores com o manejo e a sanidade, fatores determinantes para o mercado sobre o produto ofertado.

O Comprador do Frigorifico Friocenter, Rafael Prado acompanhou e orientou todo o processo de despesca e levou para a propriedade uma carreta câmara fria com 30 toneladas de gelo. “Juara tem um potencial gigantesco para a exploração da cadeia produtiva do peixe, embora exista a necessidade de melhor estruturar as pisciculturas, o que acabará acontecendo a cada ano, tendo em vista que a atividade ainda é novidade” argumentou Rafael.

O produtor Celito Romagna declarou que a atividade é rentável, mais é necessário investimento e muita dedicação para que seja ofertado um produto de qualidade. "Para mim é motivo de orgulho poder de forma pioneira proporcionar este tipo de produção para nosso município. Ação essa que não seria possível sem o apoio da COOPERARINOS, da minha família e dos amigos que hoje estão aqui me ajudando nesta despesca", disse ele.

No processo de despesca os colaboradores passam a rede no tanque e direcionam o pescado para um canto mais raso e colocam em um grande saco conhecido por Bag, em seguida os peixes são abatidos em choque térmico em caixas com água e gelo, posteriormente pesados e colocados na câmara fria.

Presentes durante a despesca o Médico Veterinário do INDEA, Eder Toledo e o Técnico Kidney Franklin, que foram entregar a autorização de despesca emitida pelo órgão, documento fundamental para o transporte da produção, da propriedade até o frigorífico.

A presidente da COOPERARINOS, Tania Scheneider se declarou satisfeita com os rumos que a atividade está tomando. "Hoje é um dia muito especial para nós da COOPERARINOS, foi um passo importante na consolidação da piscicultura no Vale do Arinos, haja vista, que conseguimos pela primeira vez comercializar em grande quantidade nossos produtos para o mercado de fora da nossa região. Sem dúvida é uma ocasião muito importante para nós e marcarmos o início de uma nova etapa com projeções ainda melhores na economia da região" comemorou ela.

Os vereadores de Juara também ficaram satisfeitos com os resultados, pois até o momento o Poder Legislativo tem dado um grande incentivo à piscicultura no município. A Câmara Municipal já intermediou inúmeros debates em favor da implantação da cadeia produtiva do peixe em Juara.

Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.