Provas do ENCCEJA será neste domingo dia 19, em Juara.
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2017 serão neste domingo 19, em todo o país. Em Juara, aproximadamente 420 candidatos se inscreveram para a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.
Serão dois locais de provas, na Escola Estadual Oscar Soares e na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra.
No período matutino os portões serão abertos a 07h00 e as provas terão início as 08h00 com término as 12h00. No período da tarde, os portões abrem as 13h30 e as provas terão início as 14h30 e término as 19h30.
EM QUE CONSISTE AS PROVAS:
São 30 questões objetivas para cada área do conhecimento e redação. Cada questão apresenta quatro alternativas. A diferença entre as provas para os ensinos fundamental e médio encontra-se na divisão das áreas do conhecimento e nos conteúdos abordados, devido ao grau de exigência de cada nível.
Para obter a certificação, o participante deve alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e não pode zerar na redação. É exigido que o candidato alcance 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, 50% de acerto. Da mesma forma, a redação também precisa de um aproveitamento de pelo menos 50%.
Quem não atingir a pontuação mínima exigida poderá fazer novamente o exame e tentar a certificação. Além disso, é possível solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas do conhecimento em que o aluno tenha sido aprovado em edições anteriores do exame.
COMO SÃO AS REGRAS:
As regras são praticamente as mesmas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sendo proibido estar com lápis, borracha, calculadora, fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablete, relógio, livros e anotações.
O QUE É O ENCCEJA:
O Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um exame gratuito e voluntário servindo para conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e certificado de conclusão do ensino médio, para quem, por qualquer motivo, não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos.