Projeto que cria Museu do Vale do Arinos tramita na Câmara Municipal de Juara.
A criação de um museu no município de Juara está em discussão na Câmara de Vereadores atendendo a um pedido feito ao vereador Léo Boy, por membros da UNEMAT e do Instituto ECUMAN.
Depois de a proposta elaborada, ela passou pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, composta pelos vereadores, Marta Dalpiaz, Salvador Pizzolio, Helio Castão e Eraldo Markito.
Nesta comissão, o projeto original sofreu algumas emendas. Um projeto semelhante já tem em Juara aprovado em 2011, que criou o Museu dos Colonizadores de Juara. Com o novo projeto, esta lei será revogada dando lugar ao novo projeto, que é mais abrangente.
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação retirou do projeto original a questão que se refere a gestão do futuro museu, que seria pelo Instituo ECUMAN. Os vereadores entendem que não pode haver exclusividade e sim espaço para outras entidades, democratizando, assim a parte administrativa.
“A emenda que fizemos no projeto é para democratizar a gestão e jamais para alijar o Instituto ECUMAN do processo. A gestão do futuro museu ficará vinculada a todos as entidades culturais atuais e as que, porventura surgirem posteriormente. Todas terão espaço na administração da entidade. Assim o museu se fortalece cada vez mais” argumentou Salvador Pizzolio, secretário da CLJR.
A vereadora Marta Dalpiaz detectou, que no projeto original, a lei vinculava exclusividade da gestão do museu a UNEMAT e ao Instituto ECUMAN.
"Retiramos a vinculação com o Instituto ECUMAN e mantivermos a vinculação com a UNEMATque já está consolidada na região. Esta é uma maneira de proteger a cultura juarense, abrindo espaço para todos. Outro detalhe é que a Faculdade AJES já está instalada na cidade e futuramente chegará a UFMT e o museu não poderá ficar vinculado a uma única entidade, no caso o Instituto ECUMAN. Queremos o ECUMAN junto com as demais entidades defendendo todos os valores de nossa região” explicou a vereadora.
É preciso que o museu cumpra a sua finalidade e que não exista somente na lei. A criação do museu e a sua gestão aberta para todos é muito importante para a região do Vale do Arinos. “Apoiamos incondicionalmente a ideia e por isso o nosso compromisso de uma lei bem elaborada e transparente” argumentaram os vereadores da CLJR.
No esboço do projeto o museu funcionará na Praça dos Colonizadores, item mantido na proposta original e que depende do Poder Executivo aceitar ou indicar outro local para a sua implantação.
A opinião do autor da proposta.
O vereador, Leo Boy autor do projeto disse que foi comunicado que a CLJR iria promover emendas no projeto.
Ele disse desconhecer que alguma entidade além do Instituto ECUMAN tenha interesse na criação e gestão do futuro museu. "Desafio qualquer cidadão que venha a participar de conselhos, comissões e agora na criação de museu, voluntariamente, para que venha cair no esquecimento. Criamos uma lei ou criamos mais um elefante branco no município de Juara? Deixar a gestão aberta pode se transformar em ninguém para cuidar realmente das nossas relíquias, das nossas obras de arte” declarou Léo Boy.
Leo Boy pontuou, ainda, que a prefeita, Luciane Bezerra manifestou apoio a esta iniciativa, mesmo reconhecendo que a Prefeitura Municipal não tenha recursos para tal.