Professor da UFM vem à Juara explicar o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Professor da UFM vem à Juara explicar o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Professor da UFMT, Rubem Mauro

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prepara estudos para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico para as 141 cidades do Estado de Mato Grosso.

Neste sentido, o Professor Rubem Mauro, veio à Juara para um breve relato como o trabalho está acontecendo e reuniu os prefeitos da Região do Vale do Arinos, na Câmara Municipal de Juara para orientar como procederem nesta tarefa. Ele garantiu aos Prefeitos Percival Cardoso de Tabaporã, Édson Piovesan de Juara, João Antônio de Novo Horizonte do Norte e Moacir Piovesan de Porto dos Gaúchos, que nenhum município vai receber recursos federais se não tiver implantado e em funcionamento o seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

“Viemos explicar aos prefeitos reunidos em Juara, como cidade polo desta região, os princípios fundamentais do PMSB que é o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. O prazo para esta implantação já acabou e é preciso agilizar estes serviços. A UFMT está prestando este serviço ao Mato Grosso que sai na frente na elaboração deste plano” explicou o Professor Rubem Mauro.

O Prefeito Édson Piovesan falou que a situação é muito preocupante. “O palestrante está dizendo que há recursos para implantação deste plano que beneficia os municípios. Agora o que se espera é que o dinheiro não seja gasto totalmente só na elaboração do projeto e depois sobra para as prefeituras a execução das obras e a gestão deste empreendimento. Isto demanda enormes quantias de dinheiro e a Prefeitura Municipal nunca poderá, sozinha, assumir esta tarefa”.

Já ficou agendado com os prefeitos outro encontro em Juara, nos dias 16, 17 e 18 de novembro para que se instale um Comitê Gestor do Plano Municipal de Saneamento Básico e que os municípios comecem a elaborar as suas propostas.