Pró-Leite será lançado para fortalecer produção em Mato Grosso.
O Governo de Mato Grosso prepara o lançamento do Programa Pró-Leite, ação que busca fomentar a cadeia do leite no Estado, com foco especial em gerar renda aos pequenos produtores. O Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR) realizou um levantamento dos polos produtores e começará uma ação estratégica de fomento à produção.
“Dividimos o Estado em seis polos, onde está concentrada 100% da produção, com as cooperativas pequenas, médias e grandes empresas de laticínios. Fizemos um diagnóstico, separando a cada cinco ou dez municípios, onde o Governo vai desenvolver o trabalho melhorando a genética do rebanho, assistência técnica, desenvolvimento de pastagem e outras diretrizes”, explicou o secretário do GDR, Antonio Carlos Figueiredo Paz.
O Pró-Leite deve ser lançado até o final do mês de novembro e contará com parceria entre o Gabinete de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Agricultura Familiar e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“Vamos encontrar quais são as dificuldades, onde está o gargalo que segura a produção do leite, melhorando a qualidade dos laticínios e fortalecendo a cadeia do leite. Também vamos chamar a UFMT, Unemat, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e sindicatos rurais para nos ajudar, assim como as cooperativas e produtores”, explicou Antonio Carlos.
Para o secretário, fomentar a cadeia do leite iniciará um ciclo que ajudará no reequilíbrio econômico do Estado. “Estamos hoje em nono lugar no hanking nacional e objetivamos chegar a, pelo menos no sexto, até 2018. Se o pequeno produtor passar a produzir mais, isso reflete na arrecadação do Estado, melhora o IDH do município, além de gerar renda para as famílias. É um ciclo.”
Fonte: Gcom/MT.