Prefeito Sirena e vereador Markito visitam Águas Claras.

Levantar os problemas da comunidade e buscar solução.
Prefeito Sirena e vereador Markito visitam Águas Claras.

Vereador e prefeito em Águas Claras.

O prefeito de Juara, Carlos Amadeu Sirena (PSDB) e o vereador Eraldo Markito (PR), visitaram o distrito de Águas Claras na tarde dessa segunda-feira, 30 de julho, para verificar alguns problemas daquela comunidade e buscar soluções.

Saúde:

Entre os problemas levantados, um dos mais difíceis está na saúde, uma vez que a ambulância está baixada na oficina e com isso está faltando medicamentos no PSF – Posto de Atendimento da família.

Segundo a enfermeira, quando a ambulância está em funcionamento, ela aproveita e vem na cidade para pegar os medicamentos no PAM, mas, com o veículo parado, não tem como fazer isso e é obrigada a esperar que sejam enviados.

O prefeito Carlos Sirena solicitou do secretario de cidade, Rivair José Póvoa, um orçamento para consertar as ambulâncias de Águas Claras e Paranorte, já que as duas estão com problemas mecânicos.

Segundo o vereador Markito, o orçamento já está sendo providenciado e ele disponibilizou uma Emenda Impositiva sua, no valor de R$ 26 mil, destinada para a saúde de Águas Claras, para ser usada no conserto dos veículos.

O prefeito Carlos Sirena pediu para sua equipe técnica verifique a legalidade da transação. Caso seja possível, deverá autorizar que os veículos sejam recuperados imediatamente ou então buscará outra solução.  

Limpeza Urbana.

Outro problema apontado pelos moradores, é com relação a limpeza urbano do distrito, que a vários dias não vem sendo feita, porque o trator que é usado para a coleta do lixo está com problemas mecânicos e precisa vir para a oficina ou um mecânico ir até lá consertá-lo.

O prefeito Carlos Sirena ligou para o secretário de agricultura, Mauro Dirami, solicitando a cessão de uma máquina daquela secretaria para substituir a que presta serviço para a comunidade, até que seja providenciado o conserto da que está parada.

Patrolamento:

Os moradores também pediram para que as ruas sejam patroladas, já que estão todas esburacadas, no entanto, querem que o serviço seja feito no início do período chuvoso, para evitar o aumento da poeira, uma vez que o período de seca é muito forte e acaba criando mais problemas respiratórios na população, principalmente idosos e crianças.

Também solicitaram para que as ruas sejam aguadas lá de vez em quando, para evitar o excesso de poeira.

Falta de água:

O problema mais sério enfrentado pela comunidade nessa época do ano, é a escassez de água, uma vez que o distrito é abastecido por um poço semi artesiano, como uma bomba de apenas 1,5CV.

Os moradores entendem que teria que colocar uma bomba de sucção um pouco mais potente, no entanto, caso isso seja feito, a vazão do poço não poderá suportar, queimar o equipamento e os problemas serão maiores ainda.

Porém, os moradores apontaram algumas causas que podem estar ajudando a complicar ainda mais a situação, que são, o uso inadequado da água, que é desperdiçada aguando planta, para lavar carro ou até mesmo para molhar a rua em alguns casos, mas o principal, seria o uso da água, que deveria ser apenas para atender as residências e comércios, no consumo humano e doméstico, para matar a sede de animais.

O problema não seria deixar de dar água para os animais, mas removê-los para pastos abastecidos por córregos ou nascentes ou buscar o liquido nos rios, evitando assim, que falte para atender as necessidades básicas dos moradores e comerciantes.

“É preciso economizar água”. Disse o prefeito.

O prefeito e o vereador também estivaram na escola estadual dom Aquino Correa, onde conversaram com o diretor e coordenador. Os problemas apontados foram falta de carteiras para os alunos mais pequenos e o transporte escolar, que, segundo eles, tem aluno que mora perto de Águas Claras e vem estudar em Juara, encarecendo assim o transporte escolar.

O prefeito pediu ao secretário de educação, Isac Pintor, que verifique a situação, para, caso isso esteja ocorrendo, para buscar uma solução imediata.

Fonte: Assessoria Parlamentar/Câmara/Juara.