Prefeita se reúne com vereadores e servidores da educação.
A prefeita de Juara, Luciane Bezerra, e o secretário municipal de Educação, Isac Pintor, se reuniram nesta quinta-feira (29.06) com coordenadores e diretores da rede pública municipal de ensino. O objetivo do encontro foi esclarecer o corte salarial que foi realizado nas gratificações e horas extras dos servidores públicos do município, tal situação foi publicada pelo Decreto nº. 1.184 – de 14 de junho de 2017 – e regulamentada pela Portaria nº 595/2017.
Luciane explicou que o corte nos benefícios, atingiu todas as ‘classes’ dos servidores, até mesmo os salários da prefeita e do vice, Carlos Sirena, foram reduzidos, o corte para os dois cargos foi de 50%. Foi uma medida adotada em caráter emergencial, por isso o período determinado de três meses. “Fomos alertados pela Controladoria Geral do Município que estávamos trabalhando no limite de 52% com a Folha de Pagamento, isso nos meses de janeiro/ fevereiro/ março e abril. Se não tomarmos uma medida em caráter de urgência, não vamos conseguir fechar o percentual no final do ano. Como é Lei estamos amparados, até por que é por um período determinado de três meses, e isso é necessário”, explicou.
A prefeita explicou ainda que foi realizado um levantamento dentro da Administração Municipal, onde identificou que o número de atestados e afastamentos médico na área da Educação aumentou, tentando remediar essa situação a Secretaria de Administração concedeu diversas licenças prêmios. “Identificamos que esse esgotamento mensal e físicos dos profissionais estavam ‘afetando’ diretamente no trabalho, por isso optamos por liberar esses benefícios justamente para tentar amenizar essa situação excessiva de atestados médicos”, destacou Luciane.
Mesmo atendendo aos coordenadores e diretores, que também representavam os profissionais das unidades educacionais, a prefeita Luciane frisou que não será possível o retorno no pagamento dos benefícios, e pediu a compreensão dos profissionais. “Não tem como retornar com o pagamento das horas extras e gratificações, até por que a medida é válida para todos os cargos dentro do quadro municipal, e não tem como ser pago para uns e, outros não. Por isso peço a compreensão neste período delicado, mas esse pedido não será possível atender”. Ficou acordado ainda que os profissionais da Educação, juntamente com o secretário Isac Pintor, analisarão quadro a quadro para que nenhuma unidade educacional fique desassistida.
A prefeita fez questão de frisar a importância da categoria e o valor de cada profissional. “Reconheço a importância dos profissionais da educação, assim como os da saúde, transporte, e todos os servidores. Mas, não tinha como deixar de fora apenas a Educação, o corte afetou a todos, mas a medida é temporária, pretendemos retornar a normalidade em breve”, salientou.
Uma nova reunião será agendada para que seja realizada uma análise no quadro profissional da Secretaria da Educação, garantindo assim que nenhuma unidade fique desassistida quanto aos profissionais.
Além dos coordenadores e diretores, também participaram da reunião os vereadores João Batista Rissoti, Ulliane Macarena, Hélio Castão, Marta Dalpiaz e Léo Boy.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura/Juara/MT.