Poder Legislativo solicita Médico Legista urgente para Juara.

Pedidos foram protocolados na Casa Civil e Secretaria de Segurança.
Poder Legislativo solicita Médico Legista urgente para Juara.

Sede do Poder Legislativo/Juara/MT.

O Poder Legislativo de Juara encaminhou o Ofício nº 085/2016, ao Senhor Rogers Elizandro Jarbas, Secretário de Estado de Segurança Pública e cópia ao Senhor Paulo Cesar Zamar Taques, Secretário-chefe da Casa Civil do Governo  do Estado, com  o seguinte  teor:

          Excelentíssimo Senhor Secretário:

          Vimos por intermédio deste reportar a Vossa Excelência em defesa dos direitos, interesses e garantias dos cidadãos do Vale do Arinos, com fulcro em ditames constitucionais e legas, o que segue:

          Considerando que, atualmente a região do Vale do Arinos, composta por Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, dispõe de uma população de aproximadamente 55  mil  habitantes e que muitas vezes sofrem por estarem desassistidos em alguns aspectos pelo Poder Público, especialmente ao que diz respeito a saúde pública.

          Considerando que a saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

          Considerando que, dentro do âmbito da  saúde pública existe a Medicina Legal, que é uma especialidade multidisciplinar que possui uma ampla interface com a Ciência do Direito, possuindo tanto objetivos sociais, quanto jurídicos.

          Considerando que, é imprescindível a Medicina Legal (necropsia) para a liberação de corpos para que se proceda os cerimoniais fúnebres das famílias enlutadas.

          Considerando que,  atualmente nossa região está desprovida de Médico Legista da Politec/MT, para desempenhar as funções correlatas, conforme ofício encaminhado à este Poder Legislativo, pela Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Juara.

          Considerando que, em decorrência  da ausência deste especialista, vem gerando vários  transtornos aos munícipes, pois em alguns casos de óbitos é necessária a realização de traslado de corpos dos corpos  até o município de Juína, que fica cerca de 200 quilômetros, para exame cadavérico, causando com isso, grande mora na liberação do corpo.

          Solicitamos a Vossa Excelência a possibilidade de estar tomando as devidas providências quanto a disponibilização de um profissional legista para atuar em nosso município e circunvizinhos, com escopo  de suprir as lacunas expostas,  que vem, de forma aguda, gerando  transtornos à população do Vale do Arinos.

          Certos do vosso atendimento ante a relevância do requerido, aguardamos as devidas providências e colhemos, da oportunidade, para elevar protestos de estimas e distintas considerações.

Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.