Pesquisadores dos EE.UU. e da UFMT mantem reunião na VMX.
O vice-prefeito de Juara, Carlos Sirena (PSDB) e o secretário de agronegócio e meio ambiente, Mauro Dirami, estiveram nessa terça-feira, 20 de junho, na Fazenda VMX, no município de Porto dos Gaúchos, onde se encontraram com professores e representantes da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso e da University Of Minnesota, do estado de Minnessota, nos Estados Unidos da América.
Participaram do encontro, John R. Vreyens, Ph.D, diretor global iniciativas (Director Global Initiatives), da área de extensão; Robert Koch, Ph.D, Professor assistente e entomologista de extensão (assistant professor e extension entomologist) e Michael A. Schmitt, diretor associado (Associete Dean) ambos da Universidade de Minnesota.
Da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, participaram, o professor de agricultura sustentável ,engenheiro agrônomo, com mestrado zootecnia e doutorado na área agrícola, Daniel Casemiro de Abreu, PH.D e o pró-reitor Roberto Carlos Beber.
Os pesquisadores americanos vieram ao Brasil para conhecer o trabalho que está sendo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso na Fazenda VMX, numa troca de conhecimento entre as duas universidades, ja que os estados de Minnesota nos Estados Unidos e Mato Grosso no Brasil, tem muitas semelhanças em termos de produção, inclusive, de problemas.
A Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, coordenada pelo professor Daniel Abreu, conta com um campo experimental, em uma área de 32 hectares dentro da fazenda VMX, onde realiza vários estudos que estão sendo aprofundados sobre preservação, correção, produção e qualidade do solo.
A ideia do encontro surgiu de um encontro entre o vice prefeito de Juara e o secretário de agronegócio e meio ambiente, com os representantes da UFMT, que demonstraram interesse em conhecer Juara e trazer o mesmo projeto para os pequenos produtores rurais do município.
O pró-reitor Roberto Beber explicou que a aproximação entre as duas universidades teve início através do professor Daniel, que se formou na Universidade de Minnesota e faz um trabalho semelhante ao que é feito nos Estados Unidos.
Quanto a possibilidade de vir à Juara para uma visita junto com os americanos, o pró-reitor da UFMT disse que a universidade possui um programa, chamado MT Ciência, direcionado para a formação de agricultores, que convidou a prefeitura de Juara para conhecer a universidade e colocou-se a disposição para visitar Juara e fazer uma parceria com o município, para trazer esse programa para ser implantado aqui.
O professor americano Robert Koch, disse que veio ao Brasil para aprender sobre a agricultura, para ver como as coisas funcionam, quais são os problemas e o que a UFMT está fazendo para ajudar aos agricultores e trazer o conhecimento que eles possuem, num intercâmbio entre as duas universidades.
Ele explicou ainda, que já existe um intercâmbio entre as duas universidades, onde professores e estudantes de pós-graduação, que vão até os Estados Unidos em busca de conhecimento e vice-versa.
O coordenador do projeto, professor Daniel Carneiro de Abreu, disse que os benefícios desse projeto são de ambos os lados, nessa parceria com a VMX., na parte ambiental, de produção, econômico e técnico.
Ele explicou que a faculdade de Minnesota é a instituição mãe de programa, em termos de programas, captação de recursos humanos, capacitação, não na parte intelectual, como na captação de recursos na América latina e que traz benefícios que aliam o ótimo no ponto de vista técnico, econômico e ambiental.
Para o secretário Mauro Dirami, a possibilidade de fazer essa parceria com as universidades, abre um leque para levar a tecnologia para os pequenos produtores de Juara, já que a maior dificuldade deles é assistência técnica, empregar bem o dinheiro, que muitas vezes é aplicado de maneira errada e acaba inviabilizando a produtividade.
O vice-prefeito Carlos Sirena disse que está cumprindo o que foi estabelecido com a prefeita Luciane Bezerra, que mesmo sendo apenas o início de uma conversa, mas que a perspectiva é boa e que o próximo passo será uma visita à UFMT para conhecer melhor o programa e depois tentar levar a universidade para Juara.
Fonte: Showdenoticias