Pecuaristas participam do Acrimat em Ação. Câmara Municipal esteve presente.
A comitiva Acrimat em Ação inicia a etapa mais longa do circuito que passa por nove cidades das regiões Noroeste, Centro-Sul e Arinos. O projeto, que já está na sexta edição, e é promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) leva informações técnicas de qualidade para os produtores, registra demandas regionais e ainda coleta dados sobre a situação da produção de proteína vermelha. A Rota 3 passou por Juara, neste sábado 30.
Para o superintendente da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, o tema das palestras está diretamente alinhado com o potencial das cidades por onde passa a terceira etapa. “Ao todo os municípios que visitamos tem um total de mais de 4 milhões de cabeças de gado e quase 3 milhões de hectares de pastagens. Levar informação sobre aumento de produtividade para essas três importantes regiões que movem a pecuária de Mato Grosso é extremamente estratégico”, destacou Manzi.
O lançamento da Rota 3 ainda contou com a presença do presidente do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov) - Jorge Pires de Miranda, do superintendente do Fabov - Allan Paulino e do presidente do Instituto de Carnes de Mato Grosso (IMAC) - Luciano Vacari. Para Jorge Pires, o estado é destaque não só em tamanho de seu rebanho. “Mato Grosso tem o maior rebanho e representa a pecuária de maior destaque do Brasil. Esse status deve-se a capacidade de produção e gestão de negócios de cada pecuarista. Informações sobre tecnologias, como as da palestra de hoje, fazem com que nossa pecuária seja cada vez mais referência em produtividade e qualidade”, reforçou Jorge Pires.
Entre os objetivos do Acrimat em Ação, está a oferta de conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte; fomento de discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária; integração entre os produtores; e captar demandas específicas de cada região. Além de toda estrutura de realização, o Acrimat em Ação ainda traça um panorama estadual da pecuária. Os questionários estratégicos sobre os temas do setor, respondido pelos participantes nas palestras, trazem o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) – parceiro da Acrimat, dados de todas as regiões. Como resultado dessa pesquisa, no ano passado o Panorama Pecuário de MT, apontou um crescimento de 70% na produtividade arroba/hectare nos últimos 10 anos.
Ao todo, nas cinco edições anteriores, mais de 17 mil pessoas, entre pecuaristas de pequeno, médio e grande porte e lideranças empresariais do agronegócio, participaram do programa desde 2011. “É privilégio receber esta caravana mais uma vez em Juara. Temos o melhor e maior rebanho bovino de Mato Grosso e é fundamental a produção de conhecimento para administrar o nosso negócio” argumentou o presidente da Acrivale, Jueine Paulo Mota.
Jorge Mariano, presidente do Sindicato Rural é outro entusiasta do agronegócio na Região do Vale do Arinos. “É evidente que o Acrimat em Ação nos proporciona muitas informações para que a gente possa melhorar nossa produção. A ordem é produzir mais, reduzindo custos e em uma menor área possível. Foi ótima esta tarde de sábado para todos nós aqui do setor produtivo de Juara” avaliou o sindicalista.
O Poder Legislativo de Juara se fez presente prestigiando as palestras para os pecuaristas da região.
Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.