Pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista se reuniram na Sala de Reuniões da Câmara em busca de apoio
Na noite de terça-feira, 22 de março de 2022, familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), se reuniram na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Juara, para discutir demandas e buscar melhorias dentro do Poder Público com foco em ações de inclusão e atendimento humanizado. O encontro motivado pelos pais e contou com a participação das vereadoras Sandy de Paula (União Brasil), Marta Dalpiaz (Republicanos) e da primeira dama do município, Silvia Sirena.
Às vereadoras, primeira dama, mães e pais conversaram sobre a falta de políticas públicas voltadas às orientações, diagnóstico precoce e apoio para pessoas com TEA. Além das dificuldades enfrentadas no cotidiano, os familiares pontuaram a necessidade de melhorias no atendimento e acompanhamento nos serviços de saúde e educação, e a criação de uma associação.
O pedagogo Fábio Ludke, afirmou que o encontro foi uma oportunidade para que às famílias sejam ouvidas. “Às vezes não tinham conhecimento do que passamos. Nós queremos apenas proporcionar qualidade de vida para nossos filhos. A partir daqui sonhamos com novas ações e novos olhares pelo poder público e pela própria sociedade”.
A juarense Valéria Marques, esposa de Fábio e mãe da pequena Valentina, de 5 anos, conta que sua filha foi diagnosticada com um ano e sete meses. Segundo a mãe, foram muitos desafios para auxiliar o desenvolvimento de Valentina, sendo preciso deixar o trabalho. Além disso, após terem iniciado a terapia via SUS com dificuldades no período de agendamento e a falta de profissionais, tiveram que transferir para atendimento particular.