Outubro rosa: Câmara está iluminada para lembrar campanha do câncer de mama.
O Poder Legislativo de Juara, através das vereadoras, Ulliane Macarena (PMDB) e Marta Dalpiaz (PSB) vai realizar uma Sessão Solene, no dia 19 de outubro de 2017, às 19h30, para chamar a atenção da comunidade para o câncer de mama.
Para o encontro está sendo preparada uma série de palestras com médico, nutricionista e psicólogo, sobre esta doença que tem ceifado a vida de milhares de mulheres mundo afora. Em Juara há vários registros de câncer de mama.
Ainda como parte da programação, nos dias 17 e 18 de outubro serão realizada uma panfletagem (pit stop) no centro da cidade envolvendo todos os vereadores.
Para que todos se lembrem da campanha, a fachada do prédio da Câmara Municipal se encontra iluminada com lâmpadas na tonalidade rosa e ficará assim durante todo o mê do OUTUBRO ROSA.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos programaçãonódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos de idade.