OAB irá propor medidas para diminuir população carcerária no País.
“O sistema carcerário brasileiro é uma tragédia, que vem contribuindo com o aumento da criminalidade em nosso país”, definiu o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ao abordar o seminário que será promovido pela entidade nos dias 3 e 4 de setembro.
O evento contará com a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do presidente do Conselho nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, do presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Rodrigo Janot e do diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Renato Campos Pinto de Vitto.
“A superlotação carcerária impede qualquer tipo de política real de ressocialização. Trata-se de uma verdadeira universidade do crime que estimula a reincidência”, definiu Marcus Vinicius.
Os expositores farão uma análise do cenário caótico do sistema carcerário brasileiro, abordando medidas para a reversão do quadro, como por exemplo as audiências de custódia, sugestões ao Projeto da Lei de Execução Penal, além da assinatura do Acordo de Cooperação entre o Ministério da Justiça e a OAB Nacional.