Museu do Vale do Arinos será inaugurado no aniversário de Juara.

Museu será no centro da Praças dos Colonizadores.
Museu do Vale do Arinos será inaugurado no aniversário de Juara.

Reunião sobre o museu.

Membros integrantes do Museu do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnocultural, Natural e Artístico do Vale do Arinos (Museu do Vale do Arinos) mantiveram reunião com o prefeito Carlos Sirena, para definir o endereço onde o mesmo será instalado.

Em princípio seria no prédio da Biblioteca Municipal, porém o edifício precisa de uma reforma para adequar suas instalações as necessidades do museu. No encontro com o chefe do Poder Executivo ficou definido que o museu vai ocupar o prédio que se encontra no centro da Praça dos Colonizadores, onde era a 1ª CIA de Polícia Militar e a central de vídeo monitoramento da cidade.

De acordo com Saulo Augusto, coordenador do Museu do Vale do Arinos, a partir do dia 07 de dezembro, um grupo de voluntários estará levando os móveis e algumas peças que estão sendo catalogadas para o local. Segundo ele, a inauguração será nas festividades de aniversário de Juara e estará e o museu será aberto à visitação pública.

“A população da região terá a sua história preservada, desde o início da colonização, seus pioneiros, seus fundadores. Agradeço aos senhores vereadores que aprovaram a lei criando o Museu do Vale do Arinos e ao prefeito pelo respaldo que a cultura está recebendo. Vamos guardar a memória daqueles que desbravaram este chão” argumentou Saulo Augusto.

O Museu do Vale do Arinos tem estatuto e regimento interno próprios e sua finalidade é identificar, recolher, catalogar, registra, preservar, inventariar, expor e dar publicidade aos testemunhos da cultura material e imaterial relacionadas com a Região do Vale do Arinos, que vão constar em seu acervo, com a anuência dos municípios.

O Museu do Vale do Arinos foi criado pelo Projeto de Lei do Legislativo nº 004/2017, de autoria de Valdir Leandro Cavichiolli (PR) e aprovado por todos os vereadores em 11 de dezembro de 2017.