Mudança de escola vai beneficiar comunidade escolar do P. A. Vale do Arinos.

Acordo firmado entre moradores, câmara e prefeitura.
Mudança de escola vai beneficiar comunidade escolar do P. A. Vale do Arinos.

Reunião no P.A. Vale do Arinos.

Os moradores do Projeto de Assentamento Vale do Arinos reivindicam há muito tempo a mudança da escola Tancredo Neves, que está na Linha 5 - Estrada Beira Rio -  para a chamada Linha Três. Com a centralização haverá diminuição da distância a ser percorrida pelo transporte escolar e os alunos ficariam menos tempo dentro do ônibus.

A escola municipal Tancredo Neves, onde está instalada dificulta a vida dos estudantes. Para abastecer a escola, um poço artesiano com 98 metros de profundidade foi construído, porém não se encontrou água e a escola é abastecida por uma mina d’água das proximidades.

Na tarde de terça-feira, dia 19 de junho, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Rissotti manteve reunião na Comunidade Linha Três e em companhia do secretário de educação, Isac Pintor e da chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Cida Félix para fechar um acordo com os assentados e construir uma nova escola.

Ficou definida que a parceria entre a prefeitura e os moradores se dará com o município fornecendo o material de construção e os assentados cedendo a mão de obra.

O prédio será feito de madeira e com 4 salas de aulas, obra orçada em R$ 50 mil, sendo R$ 28 mil para aquisição dos materiais de construção e o restante para a mão de obra a cargo dos assentados.

A coordenação, fiscalização e captação de recursos para as despesas que ficaram por conta dos moradores, ficou sob a responsabilidade do presidente da Associação dos Produtores Toca da Onça (APROTOCA), José Paulo de Oliveira, Manoel Mendes e Airton Vandressen, pais de alunos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Rissotti garantiu o apoio do Poder Legislativo neste processo do início a conclusão da construção da escola.

O presidente da Associação de Produtores da Toca da Onça, José Paulo de Oliveira, agradeceu a iniciativa da prefeitura, os alunos percorrem mais de 60 km por dia para estudar na atual escola e a partir da construção da nova unidade, o maior trajeto percorrido por todos, será de 25 km.

Outro fator importante, é que a comunidade vai disponibilizar o terreno para construção da escola e ela ficara junto com o salão da comunidade da Linha Três, onde já existe estrutura, como água abundante, energia e o banheiros da associação, que pode atender a comunidade escolar.