"Médico perito poderá vir atender em Juara" declara vereador.
Em novembro, os vereadores de Juara, Léo Boy, Eraldo Markito, João Rissotti e Flávio Valério foram à Brasília onde mantiveram audiência com o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Leonardo Gadelha. Os parlamentares foram mostrar ao presidente as precárias condições da agência em Juara e a necessidade imediata de um profissional para as perícias, uma vez que a agência de Juara atende toda a Região do Vale do Arinos.
Na oportunidade, capitaneados pelo deputado federal, Valtenir Pereira, os vereadores foram encaminhados para a coordenadora de peritos do Brasil, Karina Argolo. Ela declarou aos vereadores que a contratação de um profissional para Juara só é possível através de concurso público de provas e títulos.
Os vereadores, então sugeriram ao presidente e a coordenadora que uma parceria poderá ser celebrada entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, levando, pelo menos duas vezes por mês, os pacientes para Sinop e ou para Juína, os dois locais mais próximos para as perícias. Prefeitura e Câmara poderão disponibilizar o meio de transporte.
A sugestão foi aceita pelo presidente Leonardo Gadelha que imediatamente telefonou para o superintende do INSS em Mato Grosso determinando que se atendesse a demanda de Juara.
Agora, nos dias 15 e 16 de dezembro, o diretor executivo do INSS em Mato Grosso, Odair Egues recebeu os vereadores para dar andamento na questão e de acordo com o vereador Valdir Leandro Cavichiolli (Léo Boy), duas linhas de atendimento foram agendadas.
Primeiramente há a possibilidade de um ou duas vezes, os pacientes serem atendidos em Juína, sendo o meio de transporte disponibilizado em parceria entre Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Outro entendimento e que só vai se confirmar no final do mês de janeiro, os pacientes serem atendidos por um médico perito de Sinop, que viria uma vez por mês e atenderia em Juara durante três dias. Isto só não se confirmou ainda porque o médico está de férias.
“Mais uma vez saímos deste encontro com a esperança de que isto se resolva” declarou o vereador Léo Boy em nome dos demais parlamentares.