Lixo e entulho se acumulam em vários pontos da cidade.

Prefeitura limpa, populares sujam.

Enquanto a Prefeitura de Juara vem se esforçando para manter limpa  a cidade e o entorno, uma parte da população, infelizmente, anda na contramão.  Um exemplo disso é visível às margens das estradas municipais, onde grande quantidade de lixo está sendo depositada irregularmente.

Como se na bastasse o lixo e dejetos despejados de forma irregular, a equipe da Secretaria de Transporte vem flagrando diversas situações em que o lixo e restos de construção estão sendo jogados no local onde estão sendo executadas as obras, como exemplo na obra de abertura da Estrada MT-338, que dá acesso a Comunidade de Águas Claras.

“Quando chegamos no local da obra e nos deparamos com lixo jogado, o pior é que não é coisa pouca, temos que ‘limpar’ o local para só então começarmos a trabalhar”, explica o secretário de Transporte, Rivair Póvoa.    

Além de causar péssimo aspecto, mau cheiro e atrair vetores de doenças, jogar lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias, ou mesmo em cursos d’água é crime ambiental (Lei 9.605/1998) estando sujeito à multa e/ou detenção. 
Jogar lixo urbano, sucatas e até galhos e entulhos às margens das rodovias pode acarretar em multa e até responsabilização criminal do autor, com enquadramento na legislação ambiental.

VOCÊ SABIA?

Além de sujar a cidade e o entorno, quem despeja lixo ou entulho em via pública, além de demonstrar falta de educação, é também considerada uma contravenção Penal, prevista no Art. 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. 

 Veja quanto tempo demora para cada material se decompor:

Papel: 3 a 6 meses 
Jornal: 6 meses 
Palito de madeira: 6 meses 
Ponta de cigarro: 20 meses 
Nylon: mais de 30 anos 
Chicletes: 5 anos 
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano 
Fralda descartável biodegradável: 1 ano 
Fralda descartável comum: 450 anos 
Copos de plástico: 50 anos 
Lata de aço: 10 anos 
Tampas de garrafa: 150 anos 
Isopor: 8 anos 
Plástico: 100 anos 
Garrafa plástica: 400 anos 
Pneus: 600 anos 
Vidro: 4.000 anos 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura/Juara/MT.