José Olavo Gonçalves, pioneiro de Juara vai receber estátua na Praça dos Colonizadores.

Ele era o dono da colonizadora.
José Olavo Gonçalves, pioneiro de Juara vai receber estátua na Praça dos Colonizadores.

Modelagem de José O. Gonçalves.

Ademilton Jorge Francisco é um artista plástico de Juara e foi o responsável pela confecção da estátua de José Pedro Dias (zé paraná), um dos muitos pioneiros e fundadores de Juara e que está exposta na Praça dos Colonizadores.

Agora o artista aceitou outro desafio e já está trabalhando na moldagem da estátua de outro pioneiro e também fundador de Juara, José Olavo Gonçalves, que faleceu em 08 de janeiro de 2016 e que também será exposta na Praça dos Colonizadores.

Alguns vereadores conversaram com o artista na casa dele, onde está montado o seu laboratório. O rosto da estátua está pronto e em fase de secagem.

Para moldar o rosto, Adenilton usa inúmeras fotos de José Olavo Gonçalves, cedidas por familiares e amigos do pioneiro. “Até agora, algumas pessoas que visitaram minha casa afirmam que a semelhança é enorme. Claro que jamais será uma obra perfeita, só Deus pode isso, porém todo o meu esforço é para aproximar ao máximo da realidade” disse o escultor.

Adenilton Jorge Francisco levou aproximadamente 20 dias para modelar o rosto e pelas previsões dele, dentro de 60 dias deverá terminar o restante do corpo e a previsão de colocar na Praça dos Colonizadores e promover uma solenidade de inauguração, será em 07 de setembro, logo após o desfile cívico.

José Olavo Gonçalves não se envolveu com política ao aportar em Juara, que ainda era território de Porto dos Gaúchos e não se importava com a popularidade. Todos os que aqui chegavam eram intermediados por ele e encaminhados para financiamentos. Ele era o proprietário da empresa colonizadora e muita gente prestava serviços para o escritório dele, então tudo passava pelas mãos de José Olavo Gonçalves. A homenagem com uma estátua dele na Praça dos Colonizadores é justa, pois trata-se do mais importante desbravador deste chão que hoje se chama Juara” argumentou Adenilton.