Indios querem criação de uma secretaria para defesa de seus interesses Juara/MT.
Criar uma secretaria de município para atender as demandas das comunidades indígenas. Este foi o assunto que os índios levaram para a pauta de uma reunião com os vereadores na tarde desta quinta-feira, 29 de junho, na Câmara Municipal de Juara.
Os líderes indígenas também querem que a Câmara Municipal intermedeie uma reunião com a prefeita municipal e as comunidades para deliberar sobre o assunto.
Os vereadores presentes na reunião prometeram defender os interesses dos índios junto ao Poder Executivo.
O documento encaminhado a Prefeitura Municipal foi entregue, também, para os vereadores e tem o seguinte teor:
“A proposta inicial da criação da secretária de assuntos indígenas, no município de Juara partiu numa discussão entre as comunidades Munduruku, Kaiabi e Apiaká, em 07 de maio de 2017, naaldeia Munduruku, do povo Munduruku, na qual propunha a criação da referida secretaria com a finalidade e o objetivo de facilitar o diálogo entre o gestor municipal e comunidades indígenas, uma vez preocupadas com o desenvolvimento sustentável local, bem como sua proximidade e investimento no próprio município.
Nessa proposta não houve comentários no debate. As competências e atribuições caberia a conscientização da necessidade desta criação e, a partir de então, que todos os assuntos fomentados nas comunidades indígenas seriam transferidas para a referida secretaria.
Nessa reunião ficou firmada a formação de comissão entre todas as aldeias para as devidas representatividades e tendo como gestor, Eduardo Morimã.
Gratos pelo pronto atendimento. Encaminhamos este pedido, que segue assinado por todas as comunidades indígenas para análise e aguardamos resposta”.