INDEA/Juara realiza sorologia para detectar peste suína nas propriedades rurais.
O INDEA realiza nas propriedades rurais de Juara, o trabalho de sorologia, rastreando da existência ou não da peste suína clássica. O médico veterinário, Eder Toledo explica que esta ação está sendo desenvolvida em todos os 141 municípios do Estado de Mato Grosso.
O inquérito sorológico, “É um levantamento, através de Inquérito Sorológico, para detectar se existe ou não a circulação do vírus que causa a peste suína clássica” justifica o profissional.
A peste suína clássica é de controle obrigatório do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA). Eder Toledo explica que o trabalho consiste na coleta do sangue dos suínos nas propriedades e se o animal estiver infectado, o exame vai apontar com precisão.
O Estado de Mato Grosso foi sinalizado como livre da peste suína clássica. Segundo Toledo, se espera que se mantenha nesse status sanitário. “Por isso fazemos esta verificação periodicamente para informar os nossos produtores a incentivá-los a se manterem vigilantes contra a doença”.
A peste suína clássica não é transmitida para os humanos, porém, é uma doença muito séria que afeta a economia da cadeia produtiva da suinocultura.
No Estado de Mato Grosso, alguns municípios tem na suinocultura uma fonte de economia é movimentada, como por exemplo, Tapuráh, Sorriso, Diamantino e Lucas do Rio Verde.
“Trabalhamos na defesa sanitária para que esta doença fique longe de nossos criatórios e que possamos mostrar ao mercado internacional que a nossa carne suína e seus derivados pode ser consumida sem nenhuma preocupação” encerrou Eder Toledo.