IBGE começa o Censo Agropecuário na região do Vale do Arinos.

Levantamento da vida no campo.
IBGE começa o Censo Agropecuário na região do Vale do Arinos.

Censo agropecuário/2017.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará um novo Censo Agropecuário no país. O trabalho em campo terá início na terça-feira, dia 07 de outubro. Uma equipe formada por 22 pessoas vai percorrer a subárea que compreende os municípios do Vale do Arinos: Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.

A agente censitária regional do IBGE, Jucilaine Ozório disse que todo o lugar que possuir produção agropecuária vai receber a visita dos recenseadores.  Ela ainda solicitou aos produtores rurais que recebam bem os recenseadores que estarão identificados com crachás, coletes, bonés do IBGE, número de matricula e um aparelho eletrônico chamado DMC, onde os dados de cada propriedade serão armazenados. 

O IBGE garante que o nome do produtor será mantido em sigilo e nas regiões onde existe somente uma propriedade, o que possibilita a identificação, os dados coletados não serão publicados. O uso dos dados serão somente para fins de pesquisas e estatísticas do campo.

“O questionário é um pouco extenso e peço a compreensão de todos. O censo é importante uma vez que o último aconteceu em 2007, ou seja, as informações estão defasadas após passada uma década” disse Jucilaine Ozório.

As políticas públicas, bem como a destinação de recursos para o agronegócio se darão depois deste levantamento e vão facilitar a vida das famílias do campo. A estimativa de conclusão do estudo é que seja feito entre três a cinco meses, podendo ser prorrogado.