Hospital Municipal tem novo sistema de atendimento.

Baseado em sinais e sintomas do paciente.
Hospital Municipal tem novo sistema de atendimento.

Hospital Municipal/Juara/MT.

Entrou em funcionamento nesta terça-feira (02.05) o sistema de "Protocolo de Prioridade Baseado em Sinais e Sintomas" no Hospital Municipal Elidia Maschietto Santillo. A mudança foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da direção da unidade hospitalar.

De acordo com a diretora da unidade, Mídia Rissotti, a mudança tem por objetivo otimizar o atendimento no Pronto Socorro. “Os pacientes passarão por uma avaliação prévia, realizada pelo enfermeiro, e serão classificados conforme o grau de gravidade do seu estado e o tempo que serão atendidos. Para informar ao usuário do novo sistema de atendimento, serão distribuídos panfletos na recepção, banners informativos na triagem e consultórios do hospital”, explica.

Mesmo com a implantação desse sistema, Mídia faz questão de reforçar que o atendimento no Hospital é mantido 24 horas e recebe todos os pacientes prestando assistência rápida e eficiente através do Pronto Socorro. “A Unidade conta com um serviço multidisciplinar, com médico plantonista, equipe de enfermagem e de serviços de laboratório e diagnóstico por imagem. Para melhor atender o usuário do SUS, vamos iniciar um novo sistema de atendimento, O PROTOCOLO DE PRIORIDADE BASEADO EM SINAIS E SINTOMAS, no qual cada paciente será classificado em uma cor, conforme a gravidade da sua doença, para que possamos dar prioridade para o tempo de atendimento aos pacientes mais graves. Essa prioridade é baseada no quadro clinico e não na ordem de chegada”.

O Protocolo de Prioridade é entendido como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram a porta de entrada de urgência/emergência, garantindo um atendimento resolutivo e humanizado àqueles em situações de sofrimento agudo.  Essa Classificação é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento hospitalar, de acordo com o potencial de risco, agravos a saúde ou grau de sofrimento, identificando - o com a cor correspondente a sua classificação.

“Com esse sistema de triagem, nenhum paciente deixará de ser atendido, acolhido ou classificado, porém pela sua classificação de risco. Também estaremos implantando a emissão de um boletim diário sobre o estado de saúde dos pacientes internados no Hospital Municipal, o qual será assinado pelo médico assistente e de responsabilidade da Assistente Social divulgar as informações”, concluiu Mídia Rissotti.

FONTE: Assessoria de Imprensa/Prefeitura/Juara/MT.