'Gestão Financeira na Medida': curso oferecido em Juara.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) está ofertando à população de Juara o curso de Gestão Financeira na Medida, voltado para micro empresas e empresas de pequeno porte. A oferta pelo curso é resultado da parceria entre a Administração Pública de Juara, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SECITUR), e o SEBRAE.
De acordo com o secretário da SECITUR, Luciano Olivetto, todos esses cursos estão dentro do planejamento idealizado pela prefeita municipal, Luciane Bezerra, e parte desses custos com a vindo dos cursos é arcada pela Administração Municipal. “Ele está junto ao Planejamento que foi elaborado com a prefeita Luciane Bezerra em parceria com o SEBRAE, a partir de 2017 fechamos essa parceria, onde parte das atividades do SEBRAE são financiadas pela Prefeitura, principalmente por que nos vislumbramos através da SECITUR o desenvolvimento regional do nosso município, e para que façamos efetivamente isso, é fazer investimento nos nossos comerciantes, auxiliando nesse processo de tomada de decisão e oferecer um acesso a maiores informações dentro da estrutura de sua própria empresa. E, hoje um dos institutos mais confiáveis, que conseguem dar esse suporte é o SEBRAE, por isso, essa nossa parceria, nessa atividade que está sendo realizada desde a segunda-feira, está atendendo 30 empresas e o foco principal é encontrar a lucratividade do negócio, será que essa empresa está realmente tendo lucro? O que podemos fazer para melhorar a gestão financeira dessa empresa melhorar?”, questiona o secretário, demonstrando a real importância do curso.
Luciano Olivetto explica ainda que, mesmo o curso sendo voltado para micro empresas e empresas de pequeno porte, a qualificação é aberta para todos os empreendedores. “O perfil é aberto para todo o comércio do nosso município e outras regiões também, desde o micro empreendedor individual, que quer trabalhar com planejamento financeiro, até uma empresa de grande porte, que estão vindo para participar desses cursos. O principal objetivo dessas empresas é tentar encontrar uma ferramenta que possa auxiliar para entender a realidade financeira da empresa”, destacou.
O investimento para o empreendedor foi de R$100, sendo que são 20h de capacitação, e para as 15 primeiras empresas inscritas, ganharam 2 horas de consultoria. Para essa turma foram disponibilizadas 30 vagas, e a maior vantagem é na assiduidade dos participantes. “Ficamos mais felizes é com o envolvimento que essas pessoas estão tendo com o curso, não tivemos desistência, e as pessoas estão ansiosas pelo encerramento, principalmente por estar agregando bastante conhecimento. Às vezes, nós temos a curiosidade de imaginar que a economia de Juara só vai melhorar se tiver grandes indústrias e geração de empregos, sendo que no cenário nacional, o que está empregando pessoas, e o que está fazendo a nossa economia funcionar são as pequenas empresas, que estão cada dia mais se consolidando no mercado, e empregando pessoas”, destacou o secretário.
Ainda segundo ele, o comércio de Juara tem um perfil inovador, e a SECITUR auxiliar nesse processo que beneficia diretamente o município. “O comércio de Juara é bastante forte, muito ativo e inovador, percebendo pela linha de produtos e a maneira como os gestores tem trabalhado neste comércio, então essa parceria com a SECITUR tem mais esse papel econômico de fomentar essas atividades, e investindo no nosso comércio, acreditando no nosso comércio, e dando ferramentas para eles se atualizarem, e eles conseguindo crescer dentro do nosso município, o nosso município cresce junto, conseguindo empregar mais pessoas, e melhorando a qualidade de vida. Isso promove o desenvolvimento social e econômico, e esse é o nosso principal objetivo hoje”.
Desde o inicio do ano, em média, cinco cursos já foram oferecidos, além das palestras. “Acredito que já podemos visualizar essa diferença, até por que os comerciantes eles participam, já que possuem carga horária e características diferentes, entre os cursos, o que “ as vezes com a proposta de ser competitivo, acabava não formando o preço de venda interessante, e muitos que fizeram esse curso já deram um feadback muito positivo, e estão indicando esse curso para outras pessoas, então acredito que para 2018 a demanda de atividades que vamos desenvolver em parceria com o SEBRAE será muito maior, já foram oferecidos em torno de cinco cursos, isso sem contar as palestras”.
Luciano Olivetto antecipa que para este final de ano está sendo programadas palestras sobre vendas, já antecipando o comércio no período festivo. “As palestras para o final de ano, serão na área de vendas: qualidade de vendas e atendimento, que é uma característica bastante interessante”.
Luciano explicou que a implantação da Sala do Empreendedor, no CAE, facilitou ainda mais a vinda desses cursos e palestras para o município. “A sala do empreendedor, está em funcionamento desde janeiro, e em junho fechamos essa parceria com a Sedec, onde a Sala do Empreendedor da uma consultoria para os empreendedores em geral e para os micro empreendedores em geral, que são os principais que incubamos e auxiliamos, antes valores que eles pagavam para escritórios de contabilidade em geral, para tirar notas, atualizar, buscar cursos, então a nossa Secretaria passou a dar isso, principalmente por que foi na gestão da prefeita Luciane Bezerra, que ela criou essa secretaria, com a proposta de desenvolver atividades que integrem a comunidade, principalmente o comércio local e que também entendamos a necessidade dele”.
Para concluir, Luciano explicou que os cursos são promovidos de acordo com a demanda do comércio local. “Nós não trabalhamos dando tiro no escuro, fazemos um levantamento de necessidades, e sabemos o importante papel que o micro empreendedor desenvolve no município, e hoje tem muito micro empreendedores fornecendo produtos para o dia a dia, e é uma atividade comercial que conta muitos pontos para o desenvolvimento comercial da nossa região”.
PALAVRA DO CONSULTOR
O curso de Gestão Financeira na Medida está sendo ministrado pela consultora do SEBRAE, Francisca Lucileide Alves da Silva Campos, segundo ela o principal objetivo é organizar as empresas no setor financeiro. “Objetivo é organizar as empresas no âmbito da gestão financeira, iniciar de ferramentas para que eles possam iniciar seus negócios, e acima de tudo utilizar essas ferramenta com um grande desafio que são custos vivenciado dentro dela. Então o foco principal é que elas possam estar organizados contribuindo para o crescimento do município e acima de tudo se tornarem sustentáveis”, disse.
Francisca Lucileide destacou que o importante é levar para dentro das empresas todo o conhecimento adquirido. “Não tenho duvida hoje os participantes eles estão bastantes motivados, são diversas empresas participantes, nos mais diversos seguimentos, atuantes no município de Juara e eles estão realmente entendendo que a gestão é importante nisso a importância dos seus recursos. E acima de tudo a melhoria do crescimento que é o foco principal dessa consultoria e do custos de gestão financeira”, finalizou.
Lucileide explicou ainda que no momento em que um empreendedor decidir montar um negócio próprio, o essencial é a elaboração de um plano de negócio. “Plano de negócio é fundamental, eu entendo que seguimento eu vou tomar? Quais são meus reais custos? Quais são custos que eu tenho para abrir uma empresa?”, aponta a consultora. “A visibilidade dela comercial, tratar as informações daquilo que vou apresentar e disponibilizar para o meu cliente e acima de tudo ter uma noção clara da organização de empresa ao todo”, conclui a consultora.
PALAVRA DO EMPREENDEDOR
E nesta quinta-feira (05.10), a empresária Adriana Gato buscou a consultoria financeira no CAE, para aperfeiçoar a administração do comércio próprio. “É de grande valia a presença do SEBRAE, mais uma vez em nossa cidade visto que sempre precisamos eles estiveram apoiando. No nosso plano de negócio, temos muitas ideias e para isso precisamos de um suporte que de pessoas que já são mais experientes, por isso nós estamos buscando o SEBRAE para nos auxiliar nesse começo”, finalizou Adriana Gato, destacando a importância da parceria entre o Executivo Municipal e o SEBRAE.
Fonte: Assecom/Prefeitura/Juara/MT.