Estátua do pioneiro, José Olavo será inaugurada nesta quinta 20.
Enfim, a população juarense vai poder contemplar a estátua de mais um de seus colonizadores, pois será inaugurada nesta quarta-feira (20.09) a estátua do Senhor José Olavo Giraldes Gonçalves, um dos pioneiros que foi responsável pelo inicio da cidade de Juara.
A obra foi esculpida pelo artista e restaurador Adenilton Jorge Francisco e a proposta da obra foi feita à família do senhor José Olavo Giraldes Gonçalves, pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SECITUR), e acatada pelo filho do seu ‘Zé Olavo’, Eduardo Gonçalves.
Em relatos anteriores o filho do colonizador enfatizou a importância histórica da vinda dessas famílias para o município. “Quando meu pai chegou a área onde Juara se formou não tinha idéia do quão grande e promissora seria essa cidade. Essa homenagem é digna e justa, não apenas para o meu pai, mas para todos os pioneiros e também as famílias, por que quem faz uma cidade são as pessoas que moram nela”, destacou Eduardo.
“Naquela época meu pai tinha um amigo no Banco do Brasil e ele explicou que seria fechado um financiamento para abertura de áreas. Foi quando o senhor Antônio Braga falou da área de pouco mais de 40 mil hectares lá em Porto (dos Gaúchos). Foi quando eles sobrevoaram a área e meu pai decidiu ficar com a área. Foi quando iniciou a sociedade entre o Antônio Braga, Zé Paraná e o meu pai”, contou Eduardo lembrando do período em que a família chegou ao município em meados de 73. “O sucesso de Juara é resultado do trabalho de todas as famílias. Que estavam aqui desde o inicio e lutaram para Juara chegar onde está”, disse Eduardo em entrevista anterior.
O projeto para a implantação da estátua foi financiado pela família de José Olavo Giraldes Gonçalves, e o artista utilizou fotos de arquivo pessoal da família para manter-se fiel ao homenageado, que, assim como a estátua do senhor José Paraná, permanecerá na Praça dos Colonizadores, recepcionando os visitantes e moradores.
Fonte: Assecom/Prefeitura/Juara/MT.