Gerenciamento da rede municipal de ensino de Juara não conta com sistema informatizado.
O sistema de gerenciamento da gestão educacional/escolar, que possibilita acessar em tempo real os dados das escolas da rede municipal de ensino poderiam estar em funcionamento em Juara, se não fosse o desinteresse da Secretaria Municipal de Educação e até mesmo da Administração Municipal, pelo programa.
Funcionários de escolas de Juara passaram por capacitação pela Empresa Ômega Sistemas, durante duas semanas e conforme Anderson Veronez Santana, consultor da empresa, os servidores foram receptivos ao programa e a ferramenta ficou disponível de novembro de 2017 até o final de fevereiro de 2019, operando gratuitamente. Nesse período o prazo para adesão de ata expirou e antes que o sistema fosse bloqueado, os secretários escolares solicitaram uma reunião com o prefeito, juntamente com a secretária de educação no dia 22/10/2018, onde o prefeito autorizou a contratação imediata antes do bloqueio, o que não aconteceu, e a situação foi se arrastando, até que em 28/02/2019, foi bloqueado definitivamente, até que o município decidisse aderir ao programa, o que não aconteceu.
Existe ainda a possibilidade de abertura de licitação para que outras empresas possam concorrer para a implantação de sistemas parecidos com o ‘Escola Campeã’ da empresa Ômega Sistemas, porém os secretários escolares questionam se essas outras empresas oferecerão a mesma qualidade dos serviços.
Os servidores tinham assistência online, por telefone e até presencial caso precisassem, a contratação daria direito a visitas periódicas para acompanhamento dos trabalhos e de acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Boy (PR), eles já estavam dominando esta importante ferramenta e ficaram decepcionados quando o programa foi desativado.
“Com esta ferramenta, todas as informações da escola e da comunidade, que antes eram feitas manualmente ficam armazenadas no computador e os dados são acessados imediatamente, eliminando os velhos arquivos de papel, que se acumulam e viram entulhos nas escolas. A tecnologia chegou para todos, menos para Juara” lamenta o vereador.
O sistema On/Off-Line de gerenciamento é uma forma segura para facilitar a vida escolar dos alunos. Também oferece aos usuários a opção de preenchimento de histórico escolar, ficha individual, boletim escolar, informações dos programas sociais em que a família do aluno está inscrita e ficha de matrícula, para situações onde é necessário imprimir um documento antigo e o mesmo não existe em formato digital ou físico.
Como o sistema foi abortado em Juara, ainda vamos percorrer um longo caminho sem resultados positivos, tais como; informações mais concisas, tarefas menos suscetíveis a erros, gestão mais participativa e facilidade nas tomadas de decisões estratégicas.
Como o presidente da Câmara Municipal foi procurado pelos pais de alunos da rede municipal de ensino, que questionam a morosidade no atendimento e o sistema obsoleto verificado nas escolas, Léo Boy encaminhou o Ofício nº 034 de 12 /02/2019, solicitando ao Poder Executivo que adote medidas urgentes para informatizar os trâmites administrativos, sugerindo a plataforma da Ômega Sistemas, uma vez que já estava em andamento nas escolas.
Em 14/02/2019, o presidente, vereador Léo Boy recebe como resposta o Ofício nº 156/2019, da chefia de gabinete da Prefeitura Municipal e por ordem do prefeito, “Que repassamos à Secretaria Municipal de Educação a demanda informada e ressaltando a importância das informações repassadas e considerando que educação é uma das grandes preocupações da gestão municipal”.
“Então, se é uma das grandes preocupações da gestão municipal vamos desenvolver ações para que a Secretara Municipal de Educação de Juara reveja esta posição e trabalhe continuamente para tornar a escola melhor” argumentou Léo Boy.