Empresa chega à Juara para pesquisa de hidrocarbonetos.
A Prefeitura Municipal de Juara e a empresa Global Serviços Geofísicos LTDA firmaram recentemente uma importante parceria para auxiliar a empresa a realizar estudo geológicos através da Sísmica 2D Vibroseis na Bacia do Parecis. Toda a estrutura hoteleira e de gastronomia será utilizada pela equipe de, cerca de, 105 pessoas.
Os dez caminhões da empresa Global Serviços Geofísicos devem começar a chegar no município nesta terça-feira, 20 de junho. Ainda não se sabe por quanto tempo a equipe utilizará a estrutura do município, já que praticamente toda a extensão do Vale do Arinos, que faz parte da Bacia do Parecis – que compreende todo o Estado de Mato Grosso e uma pequena parte do Estado de Rondônia.
O estudo foi encomendado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) e tem como objetivo obter informações das camadas de rocha em superfícies utilizando, para tanto, emissão e registro de ondas acústicas de baixa energia, chamadas ondas sísmicas. O estudo também fortalece as ações do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), para conhecimento geológico da Bacia dos Parecis, que tem atraído interesse para a exploração de hidrocarbonetos.
O programa de estudo será dividido em três etapas – PERMISSÃO (informar autoridades e proprietários sobre o estudo), TOPOGRAFIA (levantamento topográfico com a instalação de estacas de madeira para marcação de distância e direção) e REGISTRO (onde serão distribuídos os equipamentos e passagem dos veículos recolhendo dados sísmicos).
Após a conclusão das atividades, será emitido um documento de vistoria de avaliação de dados, que proporcionará a ANP um panorama geral sobre a Bacia dos Parecis e revelar áreas favoráveis para acumulação de petróleo. Essas áreas poderão ser colocadas nos leilões de petróleo e gás natural e, a partir daí, atrair muitos investimentos, criando postos de trabalho e riquezas para os municípios.
O que é pesquisa sísmica?
É um estudo para conhecer o subsolo, ou seja, as camadas de rochas que ocorrem embaixo da terra. Os dados são coletados por caminhões vibradores (imagem).
Esses caminhões possuem equipamentos especiais que geram ondas sonoras que penetram no subsolo. Essas ondas retornam para a superfície e assim é possível obter uma imagem das rochas embaixo da terra, semelhante às imagens de ultrassom do corpo humano.
Como posso obter mais informações sobre esse estudo?
Entre em contato por email, pelo Fale Conosco, ou ligue para 0800 970 0267 – ANP.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura/Juara/MT.