Em 15 dias são registrados 06 casos de dengue em Juara, 03 confirmados em laboratório.

Arrastão contra a dengue continua na cidade.
Em 15 dias são registrados 06 casos de dengue em Juara, 03 confirmados em laboratório.

Mosquito cheio de sangue humano.

 

A equipe da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde distribui o ‘BOLETIM INFORMATIVO: DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA’. O panfleto será elaborado e divulgado a ada 15 dias, com o objetivo de alertar a população quanto aos riscos das doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O folhetim vai servir ainda como parâmetro para a Secretaria de Saúde, quando for colocar em prática as ações de prevenção e controle do mosquito, principalmente nesta época de chuvas intensas e acúmulo de água limpa e parada.

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiólogica, de 01 a 15 de janeiro de 2017, foram registrados 06 casos de dengue e 03 com a confirmação através de laboratório. Casos de Chikungunya e Zika Vírus não há registro até agora.

De acordo com o secretário de saúde, Kaio Paulino Vilela, estas são as ações que estão sendo desenvolvidas até o momento para combater o mosquito:

Tratamento com larvicída em 268 imóveis,

Nebulização nos bairros com notificações de casos,

Divulgação do arrastão de limpeza nos bairros pelos ACE/ACS

Investigação laboratorial dos casos notificados,

Educação em Saúde nos bairros com casos notificados,

Palestra de prevenção – UBS Paranaguá e

Retirada de lixo e entulho dos imóveis.

“O combate a dengue não é apenas do poder público, cada morador precisa dar a sua colaboração e manter a cidade limpa. Se não for assim, nada vai adiantar somente a Prefeitura Municipal retirar entulhos dos terrenos baldios. Repito que é uma tarefa de todos nós” conclama Kaio Paulino Vilela.

‘A parceria com a sociedade na intensificação das ações é essencial no combate do mosquito, não deixe água parada, um mosquito não é mais forte que uma cidade. Participe do arrastão de retirada do lixo no período de 16/01 a 20/02/2017, confira o cronograma com seu Agente Comunitário de Saúde ou Agente de Combate a Endemias’, alerta o panfleto.