Dezoito de maio: Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
O dia foi instituído por profissionais da saúde mental, fartos do tratamento desumano e cruel dados aos usuários do sistema de saúde mental.
A META:
O fim de todas as instituições manicomiais e suas substituições por serviços de saúde aberto, com atenção a saúde mental que amparem tanto o usuário bem como a família dele.
A LUTA:
Este movimento, desde o seu início em 1987 tem o objetivo de mostrar para a sociedade a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental e a sua importância com o tema ‘POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS’.
O dia 18 de maio vem para relembrar outras possibilidades de tratamento para com os usuários. Eles não precisam ser excluídos do convívio familiar e social para sua eficiência.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juara, através de seus servidores promoveu na manhã desta quarta-feira 18, uma panfletagem no centro da cidade chamando a atenção da comunidade para o problema.
“Tratar sem trancar. A saúde mental é um direito de todos e a liberdade também” e recebe o apoio e o reconhecimento do Poder Legislativo de Juara.
Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.