Dep. Oscar Bezerra requer Audiência Pública em Juara para debater usinas do Rio Apiacás.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai realizar Audiência Pública, sexta-feira 27, às 19h30, na Câmara Municipal de Juara, para debater sobre o complexo hidrelétrico do Rio Apiacás. A Audiência Pública foi requerida pelo Deputado Estadual, Oscar Bezerra (PSB).
Numa entrevista à TV JUARA/RECORD e RÁDIO DIFUSORA 1140, o parlamentar chamou a atenção para a importância da presença maciça da comunidade neste evento que interessa a todos. “Quero contar com a presença de Juara nesta Audiência Pública pela importância do tema que iremos tratar. Este complexo hidrelétrico, no Rio Apiacás, divisa com Juara e Alta Floresta já está pronto para entrar em operação e queremos colher os frutos do empreendimento que vai gerar impostos para o nosso município”.
Oscar Bezerra ressalta que a região está sendo privilegiada e neste momento encontra-se na fronteira do desenvolvimento, agregando valor ao setor produtivo e criando logística para baratear a energia que consumimos. “Estes projetos são fundamentais para o chamado Nortão do Estado e são oportunidades de uma região desprovida dos olhares dos governos. Tenho a certeza que Juara, bem como os municípios do entorno desta hidrelétrica, darão um enorme passo no desenvolvimento. Isto atinge a todos nós e precisamos debater estas questões. Então, sexta-feira 27 é o momento de se ouvir a voz de Juara nesta Audiência Pública” justificou o parlamentar.
O complexo hidrelétrico do Rio Apiacás, divisa com Juara e Alta Floresta, é composto de uma sequência em cascata de três usinas chamadas de Salto Apiacás, Cabeza de Boi e Fazenda, compreendendo sete turbinas de aproximadamente 14,5 Megawatts cada, para uma capacidade instalada total de 102 Megawatts.
Uma vez em operação, segundo a Enel Green Power, o complexo hidrelétrico terá a capacidade de gerar 490 GWh por ano, atendendo assim, parte da demanda do país que deve crescer a uma taxa média anual de 4% até o ano de 2020.