Crianças fora das salas de aula. "Falta transporte escolar" reclama vereador.
O vereador, Valdir Leandro Cavichiolli (PR) percorreu a linha da comunidade Catuaí e fazendas daquela região para averiguar uma denúncia de que crianças não estão frequentando as aulas por falta de transporte escolar, principalmente as da Fazenda Mogno.
O parlamentar, que é representante do Poder Legislativo na Comissão Municipal de Transporte Escolar constatou que há várias crianças realmente sem aula.
De acordo com Cavichiolli é preciso redefinir a quilometragem, pois, aumentou o trajeto devido ao crescimento do agronegócio e muitas famílias estão retornando ao campo e seus filhos precisam da atenção do poder público e da estrutura da Prefeitura Municipal, o que é de lei, para se deslocar até a escola.
Depois de verificar que as crianças estão sem aula naquela região, Léo Boy se reuniu com os proprietários de empresas de transporte de alunos para redefinir este novo trajeto. Os empresários garantiram ao parlamentar que é possível atender a todos, desde que haja um realinhamento de preços por quilometro rodado, uma vez que o valor pago em Juara é o menor em comparação com as demais cidades do Vale do Arinos.
“O preço pago aqui é o menor de todos os municípios da região. Quem afirmou isso aos empresários do transporte foi o próprio secretário de educação de Juara” argumentou o vereador.
O realinhamento de preços por quilometro rodado é uma exigência dos empresários, que já comunicaram ao Conselho Municipal de Transporte Escolar de uma possível paralização da categoria. “Os valores estão defasados há anos e o reajuste dos combustíveis são constantes. Se isso não mudar, operar o transporte escolar ficará inviável” reclamaram os empresários ao vereador.
“Assim que a prefeita retornar ao município proponho uma reunião com a equipe técnica da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Transporte Escolar para colocar estas questões as claras. Ou a Administração Municipal assume o transporte de alunos ou terceiriza este serviço” finalizou Léo Boy.