Comunidade e Imprensa não puderam questionar relatório da EPE sobre usina de Juara.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo estudo de impacto ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira, que poderá ser construída no Rio Arinos, região da Comunidade da Pedreira, distante 30 km de Juara, entregou o Diagnóstico Participativo dos três municípios integrantes do Estudo de Impacto Ambiental.
Os presentes no evento esperavam um debate mais amplo, com possibilidades de perguntas e comentários a respeito do estudo e da obra, o que acabou não acontecendo.
A Habitec Mott MacDonald convidou apenas os representantes das instituições dos municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos, que participaram das oficinas que foram realizadas em 2014 e 2015.
Mesmo com o grande interesse do assunto e aproximadamente 250 pessoas, a representante de empresa, Cláudia Rocha fez uma rápida explanação do objetivo do encontro que era somente para convidados e em menos de 05 minutos encerrou o evento frustrando as expectativas dos presentes, principalmente de professores e de acadêmicos da UNEMAT.
De acordo com professores e alunos da UNEMAT, na tarde de quinta-feira 7, a representante da EPE, Claudia Rocha esteve na instituição pedindo para que os acadêmicos não fossem ao evento. Ela, inclusive, questionou como a imprensa soube do evento uma vez que não convidou ninguém da área e que não iria conceder entrevistas.
A professora Valéria Melki Busin, da UNEMAT, Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, declarou que havia algo estranho e que em reuniões anteriores a Universidade do Estado de Mato Grosso foi convidada.
“Nossos professores e acadêmicos estão aqui assim mesmo, pois estamos preocupados em cuidar da sociedade, já que o assunto é de interesse de todos. Por que tantos mistérios? será que tem alguma coisa para esconder”? Questionou a professora.
A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada para ser construída no rio Arinos, no município de Juara e terá uma potência efetiva de 140 MW.
A bacia hidrográfica do rio Arinos está localizada integralmente no estado do Mato Grosso, possui cerca de 59.000 km² de área e abrange 14 municípios. O rio Arinos nasce na Serra Azul, a 400 m de altitude, e percorre cerca de 760 km até desaguar no rio Juruena, sendo o rio dos Peixes o seu principal afluente.
Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.