Colônia de pesca Z 16 está em Juara para emissão do seguro defeso.
Os pescadores profissionais do Vale do Arinos receberam nesta quinta-feira 26, a presidente da Colônia Z 16 e integrante do Conselho de Pesca de Mato Grosso, Julita Burko Duleba para encaminhar a documentação para receber o seguro defeso.
O auxílio é pago pelo governo federal durante os 4 meses do período da piracema, época em que os peixes sobem os rios para desovar, se reproduzir, que vai de novembro de 2017 a fevereiro de 2018.
O encontro entre a presidente e os pescadores está sendo na casa de Adriana São Miguel, coordenadora da colônia Z 16, na Avenida Brasil, no Bairro Jardim América.
Depois da juntada da documentação os papéis são entregues ao INSS e os pescadores recebem logo a seguir a primeira parcela que é de um salário mínimo, o que corresponde ao mês de outubro, R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais).
Outra questão levantada por Julita Burko Duleba e que preocupa os integrantes do Conselho Estadual da Pesca é a construção de usinas hidrelétricas em vários rios de Mato Grosso e se o projeto se concretizar em Juara, com a instalação da Usina Castanheira, a pesca vai acabar e o impacto ambiental é enorme.
“É preciso conhecer a fundo esta proposta e não aceitar as facilidades e promessas que esta gente oferece. Não só os pescadores, bem como toda a população das cidades do Vale do Arinos precisam redobrar a atenção. Não somos radicais, mas ao mesmo tempo precisamos preservar nossas reservas naturais, chega de judiar do meio ambiente” argumentou Julita.