Chuvas no mês de janeiro/2017 já superam os últimos três meses.
Mesmo antes de ter fechado o cálculo do nível pluviométrico, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico já antecipou que este é o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos três anos, de acordo com a média até o momento já foi registrado 351 milímetros cúbicos de chuva.
A média foi feita tem como base os dados registrados em 2014, 2015 e 2016 com 245 milímetros cúbicos, 208 milímetros cúbicos e 326 milímetros cúbicos, respectivamente.
Mesmo tendo superado a expectativa, o alto nível pluviométrico é esperado já que este período é popularmente conhecido como ‘período das águas’, tendo tido o intervalo dos últimos três anos com baixos registros.
Mesmo favorecendo as plantações, o período de chuva também causa diversos contratempos aos moradores da zona rural, onde as estradas não são pavimentadas, mesmo entendendo o transtorno causado, essa é uma situação que infelizmente a Administração Municipal não pode reverter enquanto as estradas não forem asfaltadas, por isso a atenção dos motoristas deve ser redobrada neste período chuvoso.
A zona urbana, neste período, também são registrados alguns pontos de alagamento, mas na maioria das vezes são de Áreas de Proteção Ambiental (APP).
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura/Juara/MT.