Centenas de pessoas em Juara vão em busca da vacina contra a gripe A/H1N1.
Centenas de pessoas se aglomeraram neste sábado 30, em frente ao Posto de Assistência Médica (PAM), em Juara, único local determinado pela Prefeitura Municipal, para aplicação da dose da vacina A/H1N1.
O Governo Federal, através do Ministério da Saúde encaminhou para Juara apenas 3 mil doses da vacina e nos próximos dias deverá chegar mais uma remessa do medicamento, conforme explicou o Secretária de Saúde do Município, Lairce Pestana.
“Inicialmente recebemos 2.400 doses e depois mais 600, os primeiros a serem a vacinados, por determinação do Ministério da Saúde foram os detentos da cadeia e todo o pessoal que trabalha na área da saúde pública. Já sabíamos e divulgamos isso que não seria possível atender a demanda nesta primeira etapa, porém estamos aguardando a chegada de mais doses nos próximos dias”.
A secretária fez questão de agradecer a presença da Polícia Militar que auxiliou na interdição do trânsito nas ruas próximas ao PAM. “A Polícia Militar sempre é parceira nas campanhas que envolvem a população. Fizemos esta solicitação e fomos prontamente atendidos, nos auxiliando para que a ordem fosse mantida. Muito obrigada” declarou Lairce.
Para a coordenadora do PAM, Márcia Jacometi, tudo saiu em conformidade com o planejado. “A aglomeração de pessoas é natural em campanhas públicas de vacinação. As pessoas chegam cedo para garantir a dose, o governo não mandou vacinas suficientes para este dia D de vacinação contra a gripe. Mas já estamos alertando a todos que mais doses chegarão para Juara e vamos divulgar os locais e dias da segunda etapa” garantiu a servidora.
A Influenza A/H1N1 ou gripe suína é um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe e é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro.
Os sintomas da doença são: febre alta e tosse, em alguns casos podem aparecer dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos e como qualquer gripe, pode evoluir para sinusite ou até para um quadro pulmonar.
Idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, asma, bronquite, insuficiência renal, obesidade grau 3, por exemplo), imunossuprimidos e transplantados, crianças entre 6 meses e 5 anos, profissionais da saúde, população indígena, presidiários constituem o grupo prioritário para a vacinação.
Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.