Câmara constata falta de medicamentos e pequenos problemas nos postos de saúde.

Demandas serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Câmara constata falta de medicamentos e pequenos problemas nos postos de saúde.

Posto de Saúde do Bairro Paranaguá.

As visitas que o Poder Legislativo está fazendo nos postos de saúde, tem verificado algumas demandas que necessitam de imediata solução  para melhorar o atendimento, na função  primordial de fiscalizar o andamento  da coisa pública.

Na Unidade Básica de Saúde do Jardim Califórnia – ESF João Violada, o que se verificou de mais urgente é a falta de medicação para pressão arterial e a quantidade de fichas para exames laboratoriais, apenas 5. Isto faz as pessoas irem de madrugada à unidade de saúde para conseguir uma vaga, o que torna a prestação do serviço desumana, idosos reclamam muito que as senhas são poucas.

Há uma parte de abrangência do ESF do bairro descoberta de Agentes Comunitários de Saúde.

O ESF – João Violada passou por uma reforma recentemente, o que melhorou a estrutura para o atendimento dos pacientes.

No Bairro Jardim Paranaguá, o ESF José Ferreira Xavier, também falta remédio para a pressão arterial e o atendimento odontológico está descoberto, pois a dentista lotada naquele estabelecimento está de licença e não há outro profissional para substituí-la. O parlamentar constatou que os servidores da unidade fazem de tudo, com muito empenho, para resolver os problemas que surgem e atender da melhor maneira possível os usuários.

Na Unidade Básica de Saúde do Parque Alvorada – ESF Isaías Pinheiro existe o mesmo problema de apenas 5 senhas para exames laboratoriais, o que não atende a demanda.

Faltam servidores na recepção e para digitar os mapas de atendimento, desde o mês de janeiro de 2016 que não é atualizado. Alguns procedimentos, como curativos, não podem ser feitos por falta de gaze, esparadrapo. A médica (Programa Mais Médicos) do posto está de férias, o atendimento está suspenso nesta área.

Outra situação é a fossa que recebe todos os efluentes, precisa ser esvaziada, pois não há rede coletora de esgoto no bairro. No consultório odontológico, sem nenhuma alteração, atendimento normal, necessitando apenas de instalar o compressor de ar em outra localidade, pois onde está faz muito barulho, mas isto já está sendo resolvido, segundo depoimento da Enfermeira Dirce, Coordenadora da UBS/ESF

“Nestes três Postos de Saúde onde fiscalizamos, não há muitos problemas. Com pouca coisa e um pouco mais de presença do Poder Executivo, os problemas serão sanados. E mais uma vez destacamos a dedicação dos servidores destas unidades, são eles que mantem seus locais de trabalho com um pouco de condições de atender aos usuários do SUS”, argumentaram os vereadores.

Todas estas demandas serão levadas ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde e ao Poder Executivo, para que tomem as providências necessárias.

Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal/Juara/MT.