Autoridades se reúnem no INCRA em busca da regularização fundiária de assentamentos de Juara
Na manhã da última sexta-feira, 02 de julho de 2021, o presidente da Câmara, Léo Boy (PL), representando todos os vereadores, juntamente com o Prefeito de Juara, Carlos Sirena, Secretário de Agronegócio, Rafael Semensato, João Batista Rissotti, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Hayashida, representante do Deputado Federal, Nelson Barbudo (PSL) e a senhora Maria de Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Ruais (STTR), participaram de uma reunião na Superintendência do INCRA em Cuiabá, com o Coronel da PM Marcos Vieira da Cunha, Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra) e também com o Chefe de Desenvolvimento, Elton Antônio. O objetivo da reunião foi a regularização fundiária dos assentamentos rurais existentes em Juara.
Durante a reunião o parlamentar e as demais autoridades presentes, apresentaram toda documentação que já vem sendo protocolada junto ao INCRA, dos assentamentos Escondido e P.A Vale do Arinos, uma luta que já dura mais de dez anos, que a partir de agora terá um desfecho favorável, uma vez que os resultados obtidos na reunião foram satisfatórios e todos saíram cientes da real situação que se encontra os assentamentos e quais procedimentos deverão ser tomados a partir de agora.
Coronel Cunha, Superintendente do INCRA, informou que a demanda de regularização de assentamentos em Mato Grosso é muito grande, sendo que no total são 80 assentamentos com 77 mil assentados já cadastrados no Programa Titula Brasil, criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios.
Carlos Hayashida, representante do Deputado Federal, Nelson Barbudo, se colocou à disposição das autoridades de Juara juntamente com um especialista na área de regularização fundiária acompanhando diariamente o caso, beneficiando os assentados juarenses, que terão, enfim, segurança jurídica e a chance de acessar políticas públicas específicas, como financiamentos voltados a expandir a produção.
“Um dos objetivos do legislativo e executivo é alavancar o desenvolvimento rural, regional e sustentável da nossa região. Ter acesso ao título definitivo da sua propriedade abre muitas possibilidades, entre elas, de amplo acesso ao crédito. Aliado a outras políticas públicas de fomento e apoio aos produtores da agricultura familiar, de pequeno e médio porte, temos a expectativa de aumentar e muito a produção na nossa região”, finalizou o presidente da Câmara, vereador Léo Boy (PL).