Autoridades levam preocupação dos assentamentos para superintendente do INCRA/MT.
O Vale do Arinos recebeu a presença do superintendente do INCRA em Mato Grosso, João Bosco, do diretor nacional de obtenção de terras do INCRA, Clóvis Cardoso e do deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB). Eles passaram rapidamente por Juara e foram recepcionados no aeroporto pela presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Maria de Brito, pelo vice-prefeito, Carlos Sirena (PSDB) e pelo vereador Chico do Indea (PSB).
Na pauta, a preocupação com a regularização fundiária e ambiental dos assentamentos, P.A. Vale do Arinos e Japuranã.
O vereador Chico do Indea mostrou a necessidade de ações do INCRA nos referidos assentamentos. “Precisamos de respostas imediatas para aquelas famílias que há muito esperam a titulação de seus lotes. Vamos trabalhar junto a Prefeitura Municipal para colocar a disposição do órgão o mínimo de estrutura para que isso aconteça. O homem do campo gera emprego e renda e o INCRA precisa cumprir o seu papel social e dar a segurança jurídica para que ele possa permanecer na terra e produzir” cobrou o vereador.
Outra questão que precisa ser definida é no tocante ao georeferenciamento das propriedades. “O poder executivo quer celeridade nestas ações e é isso que estamos buscando junto aos representantes do INCRA nesta rápida passagem deles por Juara, Queremos juntos evitar o êxodo rural, mas para isso é necessário a atenção do órgão que cuida destas questões” declarou o vice-prefeito, Carlos Sirena.
Para o superintendente do INCRA, João Bosco, um termo de cooperação técnica deve ser firmado entre a Prefeitura de Juara e o INCRA, para que se iniciem os trabalhos.
“É possível uma boa parceria com Juara para que resolvamos estes entraves. Estamos dispostos e precisamos conversar mais para que esta regularização aconteça” argumentou o superintendente.